Investimento reprodutivo em fêmeas de populações sintópicas de Dendropsophus nanus (Boulenger, 1889) e D. sanborni (Schmidt, 1944) (Anura: Hylidae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Oliveira, Eliziane Garcia de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As espécies estudadas neste projeto, Dendropsophus nanus e Dendropsophus sanborni, são pererecas de pequeno porte, morfologicamente semelhantes e ocupam nichos similares. O presente trabalho foi realizado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, município de Rio Claro, estado de São Paulo e teve como objetivo obter informações acerca da biologia reprodutiva de ambas as espécies. Os principais resultados obtidos foram referentes à: (1) Relações de tamanho-fecundidade em fêmeas de D. nanus, sendo que foi significativa a correlação entre número de ovos e comprimento rostro-cloacal de fêmeas, o que não ocorreu para correlações entre tamanho dos ovos e CRC de fêmeas e entre tamanho e número de ovos, (2) Seleção do tamanho dos machos em D. nanus, com as fêmeas aparentemente acasalando com machos proporcionalmente mais leves e (3) Comportamento de desova de D. sanborni semelhante ao relatado para D. werneri, havendo dois tipos de interação parecidos: um envolvendo movimentos da cabeça e o outro das patas traseiras do macho, ambos descritos pela primeira vez para D. sanborni neste estudo.

Descrição

Palavras-chave

Anuro, Reprodução, Fecundidade, Reprodução animal, Comportamento sexual dos animais, Comportamento reprodutivo

Como citar

OLIVEIRA, Eliziane Garcia de. Investimento reprodutivo em fêmeas de populações sintópicas de Dendropsophus nanus (Boulenger, 1889) e D. sanborni (Schmidt, 1944) (Anura: Hylidae). 2010. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.