O mercado editorial na formação dos professores da educação básica: levantamento e caracterização de revistas pedagógicas (1996-210)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Ritter, Suelen Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa tem por foco o mercado editorial voltado para a formação dos professores da educação básica, com ênfase para as revistas pedagógicas com periodicidade regular em circulação na região Sudeste do país. Objetivou-se reconhecer e caracterizar manifestações desse mercado a partir da análise da materialidade das revistas, buscando encontrar também representações sobre os professores e sua profissão. O trabalho foi realizado sob uma abordagem qualitativa, nos moldes da pesquisa documental. Em um primeiro momento, realizou-se a identificação de quais são as revistas pedagógicas disponíveis no mercado e a que tipo de profissional elas se destinam, partindo de levantamento de materiais presentes em bancas de jornal, livrarias, bibliotecas e também em sites especializados. O segundo momento caracteriza-se pela análise e comparação da materialidade das revistas. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que teve apoio financeiro pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Pró-Reitoria (PROPE) de Pesquisa da UNESP (PIBIC/Reitoria). É parte do projeto “Mercado de formação docente: constituição, funcionamento, possibilidades e limites”, financiado pelo CNPq, que por sua vez integra o Projeto Temático FAPESP “Programas Especiais de Formação de Professores, educação a distância e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Periódicos - 1996-2010, Ensino, Educação

Como citar

RITTER, Suelen Maria. O mercado editorial na formação dos professores da educação básica: levantamento e caracterização de revistas pedagógicas (1996-210). 2011. 106 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.