Determinação da crítica razão esforço pausa (e:pcrit) em uchi-komi no judô, utilizando deltas de variação de freqüência cardíaca e escala de percepção de esforço de Borg

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Sales, Rodrigo Tadeu Pessoa de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo objetivou verificar a validade de um protocolo de teste aeróbio específico do judô (técnica ipon-seoi-nague), não exaustivo, adaptado do método de CHASSAIN (1986), utilizando deltas de variações da escala de percepção de Borg e da freqüência cardíaca em atletas bem treinados. O teste adaptado ao judô constituiu de quatro séries de exercício com dois esforços iguais (duplos) de 180 segundos com um intervalo de 90 segundos entre eles. As séries de exercícios foram realizadas em dias consecutivos. As intensidades dos testes duplos foram de 85%, 95%,105% e 115% do lactato mínimo para cada participante. Este trabalho utilizou a técnica ipon-seoi-nague, sendo que as razões esforço-pausa foram específicas para cada atleta, e correspondem às intensidades de exercício propostas pelo protocolo de Chassain (1986). A escala de percepção de esforço de Borg foi mostrada ao final do primeiro e do segundo esforços, em cada uma das séries, para que o atleta determinasse o nível de cansaço. Para análise da freqüência cardíaca foi utilizado um freqüencímetro, Polar Vantage NV, obtendo freqüência cardíaca concomitantemente a escala de Borg, ao final de bloco de esforço. Dessa maneira, foram obtidos dois deltas de variações entre o primeiro e o segundo esforços, para escala de percepção de Borg (ΔBORG) e FC (ΔFC). Uma vez que foram utilizadas quatro intensidades, foi possível determinar quatro ΔBORG e quatro ΔFC. Assim, a partir de duas regressões lineares (uma para o Borg e outra para a FC), foi possível determinar as razões esforço:pausas críticas do exercício na técnica específica do Judô, a partir da determinação das intensidades nas quais a variação de Borg e da FC foi igual a zero (ΔBORG=0 e ΔFC=0). Para validar esses procedimentos adaptados de Chassain (1986) ao Judô, foi realizado o teste de Lactato Mínimo Adaptado, conforme sugerido por Azevedo (2002).

Descrição

Palavras-chave

Judo, Chassain, Potência crítica, Lactato mínimo, Avaliação aeróbia

Como citar

SALES, Rodrigo Tadeu Pessoa de. Determinação da crítica razão esforço pausa (e:pcrit) em uchi-komi no judô, utilizando deltas de variação de freqüência cardíaca e escala de percepção de esforço de Borg. 2008. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.