Educação e Hegemonia: A Formação de Intelectuais na Itália dos Anos 20, a Organização da Industrialização em São Paulo e a Construção da Hegemonia Burguesa no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Villela, Fabio Fernandes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The formation of intellectuals, in Gramscian terms (GRAMSCI, 2000), was addressed throughout our academic career, for example, Villela (2003; 2008; 2009; 2010-2012; 2011; 2012; 2014). This article aims to resume some relationships between education of intellectuals in Italy for years 1920, the organization of industrialization in São Paulo and the construction of bourgeois hegemony in Brazil. In this paper I review my dissertation, Villela (2003), whose aim was to understand the rationalization of work processes in architectural offices. This dissertation possible to trace, among other things, another story of the relationship between architecture and state in Brazil from industrialization in São Paulo. Based on the notion of intellectuals Gramsci, we discuss the extended state design and envision a particular kind of state, which in our case is the State industrialist. And relate interested in public policy of that State for industrialization industries office designed by Rino Levi Architects Associate SC Ltda. (ERLAA) that has developed over the decades its activities from 1920 to 1990, many projects in the city of São Paulo. The relationship proposed here is unprecedented. Grounded in this relationship, put in another scene about the formation of intellectuals and hegemony, a Gramscian point of view.
A formação de intelectuais, sob uma perspectiva gramsciana (GRAMSCI, 2000), foi abordada ao longo de nossa trajetória acadêmica, por exemplo, Villela (2003; 2008; 2009; 2010-2012; 2011; 2012; 2014). Este artigo tem como objetivo retomar algumas relações entre a educação dos intelectuais na Itália dos anos 1920, a organização da industrialização em São Paulo e a construção da hegemonia burguesa no Brasil. Neste trabalho revejo minha dissertação de mestrado, Villela (2003), cujo objetivo foi compreender a racionalização dos processos de trabalho em escritórios de arquitetura. Esta dissertação de mestrado possibilitou traçar, entre outros aspectos, outra história da relação entre arquitetura e Estado no Brasil a partir da industrialização em São Paulo. Baseados na noção de intelectuais de Gramsci, discutimos a concepção ampliada de Estado e vislumbramos um determinado tipo de Estado que, em nosso caso, é o Estado Industrialista. E nos interessava relacionar as políticas públicas desse Estado para a industrialização às indústrias projetadas pelo escritório Rino Levi Arquitetos Associados SC Ltda. (ERLAA) que desenvolveu, ao longo de suas atividades das décadas de 1920 a 1990, muitos projetos na cidade de São Paulo. A relação ora proposta é inédita. Alicerçados nesta relação, colocamos em cena outra acerca da formação dos intelectuais e a hegemonia, de um ponto de vista gramsciano.
La formación de los intelectuales, en términos de Gramsci (Gramsci, 2000), fue abordado a lo largo de nuestra carrera académica, por ejemplo, Villela (2003; 2008; 2009; 2010-2012; 2011; 2012; 2014). En este artículo se pretende reanudar algunas relaciones entre la educación de los intelectuales en Italia durante los años 1920, la organización de la industrialización de São Paulo y la construcción de la hegemonía burguesa en Brasil. En este trabajo reviso mi tesis, Villela (2003), cuyo objetivo era entender la racionalización de los procesos de trabajo en las oficinas de arquitectura. Esta tesis posible rastrear, entre otras cosas, otra historia de la relación entre la arquitectura y el Estado en Brasil a partir de la industrialización en São Paulo. Sobre la base de la noción de intelectuales Gramsci, se discute el diseño de estado extendido y la visión de un tipo particular de Estado, que en nuestro caso es el industrial Estado. Y relacionarse interesados en las políticas públicas de ese Estado para las industrias de industrialización de oficinas diseñado por Rino Levi Arquitectos Asociados SC Ltda. (ERLAA) que se ha desarrollado a lo largo de las décadas sus actividades desde 1920 hasta 1990, muchos proyectos en la ciudad de São Paulo. La relación que aquí se propone no tiene precedentes. Fundamentada en esta relación, puesto en otra escena sobre la formación de los intelectuales y la hegemonía, un punto de vista gramsciano. Palabras clave: Formación de los intelectuales; educación y hegemonía; oficina de prácticas; intelectuales y política – Brasil; industrialización – São Paulo (ciudad); la hegemonía burguesa.

Descrição

Palavras-chave

Educação e Hegemonia, Intelectuais e Organização da Cultura, Industrialização São Paulo (cidade), Sociologia da Educação, Rino Levi, Formation of intellectuals, education and hegemony, practices office, intellectuals and politics – Brazil, industrialization – São Paulo (city), bourgeois hegemony

Como citar

Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 77-94, 2014.