Inclusão no ensino superior: das políticas públicas aos programas de atendimento e apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais

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Data

2015-12-24

Autores

Miranda, Wagner Tadeu Sorace [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The thematic of inclusive education in the high school context provokes questions about the adaptations that institutions of higher education have developed to promote the accomplishments of students with shortcoming. The research aimed to better understand the current outlook of programs and actions that the state universities of Paraná enplaned to facilitate the inclusion of students with shortcoming in their contexts. A theoretical referential of laws and public policies was built to underlies the lineation of studies that proposed itself as follows: Study 1, in order to collect general and current data on higher education in the state of Paraná and verify data concerning the presence of students with shortcoming in this level of education in that federal unit. Study 2, in order to explain the presence of students with shortcoming In institutions of higher education at Paraná state; identify the initiatives of the Paraná state universities to meet students with shortcoming and provide an overview of the actions and resources of programs/institutional nuclei of the Paraná state universities for the residence of students with shortcoming in higher education. Data collection took place through research on the websites, bibliographic sources and questionnaires with open and closed questions. Constituted the domain of the participating state public universities represented by the figures of two (2) pro-chancellors undergraduate and four (4) institution program's coordinator. The data analysis was performed by combining the use of techniques of information retrieval and content analysis. On the results became evident to be possible to infer that there is in the surveyed universities, initiatives to establish a policy of access and permanence of students with shortcoming, through the institutionalization of programs/nuclei of endorsement that support the implementation of these actions. But there is still a long way to go to achieve a truly
A temática da educação inclusiva no contexto do ensino superior provoca questionamentos sobre as adequações que as instituições de ensino superior têm desenvolvido para promover a educação de estudantes com deficiência. A pesquisa objetivou conhecer o panorama atual dos programas e ações que as universidades públicas estaduais do Paraná instituíram para viabilizar a inclusão de estudantes com deficiência em seus contextos. Foi construído um referencial teórico das legislações e políticas públicas para embasar o delineamento dos estudos que se propuseram da seguinte forma: Estudo 1, com objetivo de coletar dados gerais e atuais sobre o ensino superior no estado do Paraná e verificar os dados existentes a respeito da presença de estudantes com deficiência nesse nível de ensino naquela unidade federativa. Estudo 2, com objetivo de explicitar a presença de estudantes com deficiência nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná; identificar as iniciativas das universidades estaduais do Paraná para o atendimento aos estudantes com deficiência e apresentar um panorama das ações e recursos dos programas/núcleos institucionais das universidades estaduais do Paraná para a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa nos sites, fontes bibliográficas e questionários com questões abertas e fechadas. Constituíram o universo dos participantes as universidades públicas estaduais representadas pelas figuras de 2 (dois) pró-reitores de graduação e 4 (quatro) coordenadores dos programas institucionais. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da combinação do emprego de técnicas de pesquisa documental e análise do conteúdo. Nos resultados, constatou-se ser possível inferir que existem nas universidades pesquisadas, iniciativas voltadas a constituir uma política de acesso e permanência do estudante com deficiência...

Descrição

Palavras-chave

Ensino superior, Estudantes deficientes, Educação inclusiva, Politicas publicas, Educação e Estado, Education, Higher

Como citar

MIRANDA, Wagner Tadeu Sorace. Inclusão no ensino superior: das políticas públicas aos programas de atendimento e apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais. 2014. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2014.