Dissertações - Educação - FFC

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  • ItemDissertação de mestrado
    Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-20) Leite, Regina Helena da Silva ; Bataglia, Patrícia Unger Raphael
    O tema dessa dissertação é ‘Convergências entre os fundamentos da educação emocional de Juan Casassus e a teoria do desenvolvimento do juízo moral de Jean Piaget’. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar as principais ideias do autor Casassus a respeito dos fundamentos da educação emocional, buscando pontos de convergência entre o autor e o desenvolvimento moral na perspectiva piagetiana. Em consonância ao estudo, apresentar como a educação emocional, aliada ao desenvolvimento moral e cognitivo, e dimensão corporal apontada por Casassus, pode contribuir para a educação integral do ser e na melhoria do ensino e aprendizagem e promover mudanças no âmbito social e psíquico dos alunos e professores, promovendo a inteligência emocional dos envolvidos, assim como maior participação e habilidades cognitivas dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com ênfase à obra específica sobre educação emocional do autor Juan Casassus, “Fundamentos da educação emocional” (2009), apoiada principalmente pelos referenciais teóricos de Piaget. A pesquisa apresenta argumentos e exemplos que sugerem fortemente que, por meio da educação emocional, mediante um programa estruturado, há uma grande contribuição para o desenvolvimento moral, educacional e social, pois entendendo e gerenciando suas próprias emoções, o ser humano terá a mente mais livre, mais consciente e com maior autonomia para absorver e reter novos conhecimentos, além de interagir melhor com a sociedade e com a melhora produtiva e criativa em todas suas atividades. Os resultados obtidos demonstram cenário favorável, porém também desafios a serem vencidos e problematizados para que se avance na educação integral do indivíduo e na melhoria do ensino e aprendizagem.
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    Inclusão educacional de escolares da educação especial em um instituto federal: uma análise histórica (2008-2018)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Góes, Joelma Moraes da Silva ; Castro, Rosane Michelli de ; Instituto Federal do Pará
    Esta dissertação é decorrente de pesquisa desenvolvida com o objetivo central de realizar uma análise histórica sobre as possíveis adequações no sistema de ensino do Instituto Federal do Pará - IFPA campus Abaetetuba, voltados para a inclusão dos/das escolares com Transtorno do Espectro Autista - TEA, no período de 2008 a 2018. Esse recorte temporal foi escolhido, considerando a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, sendo 2018 o marco de uma década de atuação da referida instituição. Ainda, foram objetivos específicos da pesquisa: identificar e sistematizar, mediante uma “nova repartição cultural” (Certeau, 1979, p.30), as fontes localizadas e reunidas para uma história sobre a inclusão de escolares da Educação Especial no campus; identificar e analisar aspectos prescritivos para a inclusão no Brasil; e identificar e analisar no Projeto Político Pedagógico e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos elementos que indicam adequações pedagógicas, de infraestrutura e humanas favorecedoras de práticas inclusivas utilizadas para a comunidade acadêmica com TEA, entre 2012 e 2018. A necessidade de compreender a trajetória histórica de implantação e efetivação, ou não, de processos de inclusão dos/das escolares com TEA no ambiente acadêmico se dá em virtude do crescente número de pessoas diagnosticadas com autismo e que tendem, a cada ano, a acessar os serviços públicos de educação. Ainda, o interesse da pesquisadora emerge a partir do seu “lugar” (Certeau, 1979, p.18) social e institucional, mãe de uma criança diagnosticada com autismo, docente na instituição em análise, membro integrante do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do campus e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-UNESP, cujo foco é a investigação da história das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil. Trata-se de resultados de pesquisa histórica, quanto à abordagem, documental e bibliográfica, quanto às fontes, considerando que o corpus da investigação serão os documentos legais produzidos pelo IFPA/Abaetetuba, no recorte temporal da pesquisa, além da bibliografia localizada sobre a temática. Como resultados destaca-se que, embora haja um esforço do campus em adequar os seus documentos orientadores às exigências legais de inclusão, desafios substanciais permanecem, especialmente no que diz respeito à completa absorção e implementação dessas diretrizes para escolares no espectro autista. A revisão dos documentos que norteiam as atividades da instituição, como o Projeto Político Pedagógico e os Projetos Pedagógicos de Cursos, revela uma abordagem incipiente no que se refere à inclusão desses/as estudantes. Observa-se uma ausência de políticas, programas ou estratégias expressamente elaboradas para o suporte pedagógico de alunos/as com TEA, sendo a única ação direcionada a esse grupo uma oficina realizada pelo NAPNE em 2016.
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    A acessibilidade no ensino da matemática para alunos com deficiência visual na educação básica: um estudo bibliográfico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Rodrigues, Maria Rosa Delmasso ; Saravali, Eliane Giachetto
    O Brasil possui uma das legislações mais completas referentes à inclusão escolar, no entanto, vivencia, cotidianamente, em suas instituições educativas e junto a seus profissionais, desafios para implantação efetiva da inclusão. Um desses desafios é o ensino de Matemática para o aluno com deficiência visual. O objetivo geral do presente estudo consistiu em analisar as pesquisas que abordam o tema da acessibilidade, em relação às metodologias e aos recursos didáticos utilizados no ensino da Matemática para os alunos com deficiência visual, na Educação Básica. Para tanto, as bases de dados Oasis, SciELO e BDTD foram exploradas por meio dos descritores: recursos didáticos manipulativos, deficiência visual e acessibilidade no ensino da Matemática, no período de 2010 a 2021. Vinte trabalhos foram encontrados e os principais resultados indicam que: a região Sul do País é a que concentra o maior número de pesquisas na área; 50% dos estudos foram desenvolvidos no Ensino Médio, em salas de aula regulares (30%) e salas de Atendimento Educacional Especializado (30%). Ainda, o conteúdo mais abordado nas investigações foi a geometria (23,9%) e os métodos utilizados para promover a acessibilidade são alternativos (35,3%). Este último dado pode indicar fragilidade no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual, pois recursos desenvolvidos especificamente para esse tipo de acessibilidade aparecem em menor percentual nas investigações. Reflexões sobre a importância da formação do professor, o ensino de Matemática e a acessibilidade para o aluno deficiente visual também são abordadas no trabalho.
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    Formando professores conectados: reflexões sobre o uso das TDIC na formação de professores de letras no contexto do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-20) Santos, Douglas Cunha dos ; Garcia, Daniela Nogueira de Moraes ; Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília
    Neste cenário contemporâneo profundamente marcado pela digitalização, a educação é desafiada a se adaptar às inovadoras dinâmicas de ensino e aprendizagem. Esse desafio se torna particularmente relevante no ensino de línguas estrangeiras, em que a tecnologia desempenha um papel crucial na facilitação da interação cultural e na transposição de barreiras geográficas, uma realidade amplificada pelo contexto pós-pandêmico de COVID-19. Ancorando-se nos estudos de Salomão (2011), Aragão e Cajazeira (2015), Zacharias (2016), Paiva (2013), Barcelos (1995), Mayrink (2021) e Ribeiro (2021), este trabalho busca contribuir para o desenvolvimento de um ensino de idiomas que se adapte às demandas do período pós-pandêmico e que prepare uma nova geração de educadores para essa era digital, ao compreender o impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas e percepções de futuros professores de idiomas. O Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP), vinculado à PROEC da UNESP, serve de contexto para esta pesquisa, destacando-se como uma ação extensionista que oferece cursos de línguas estrangeiras à comunidade e proporciona aos estudantes de graduação em Letras a oportunidade de ensinar, pesquisar e, consequentemente, aprimorar sua formação docente. Adotando uma abordagem fenomenológica de pesquisa qualitativa, conforme recomendado por Godoy (1995), e aplicando a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977), focamos na formação reflexiva dos professores-tutores, apoiados por Perrenoud (2002), Freire (1996), Nóvoa (1995), Giroux (1997) e Pérez-Gómez (1995). A análise dos dados coletados através de diários reflexivos e encontro dialogado revelou que o uso de recursos digitais é uma realidade consolidada, não existindo uma preocupação predominante entre os professores em formação sobre a seleção e o uso dessas ferramentas. Observou-se nos diários reflexivos certa resistência ao emprego indiscriminado das TDIC na condução pedagógica, fruto possivelmente de uma adaptação forçada a uma realidade de imersão tecnológica. Contudo, evidências sugerem que a aplicação criteriosa de conceitos como a integração de tecnologia na educação, gamificação e reflexão sobre as práticas docentes pode levar a resultados significativamente positivos. Este estudo destaca a importância de práticas pedagógicas afirmativas e de uma inserção crítica e reflexiva das Tecnologias para o Empoderamento e Participação (TEP), conforme sugerido por Reig (2012) e Mayrink (2018). Assim, demonstra-se que, apesar da ampla discussão sobre o panorama tecnológico atual, o que se revela fundamental são as abordagens pedagógicas que promovem o empoderamento dos educandos e a participação ativa no processo de aprendizagem, apontando caminhos para a educação de línguas em um mundo pós-pandêmico.
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    A carnavalização na obra de Ricardo Azevedo: uma leitura da obra História de bobos, bocós, burraldos e paspalhões
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-19) Ferreira, Ana Caroline Chepak de Souza ; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões
    Em defesa da Literatura Infantil como uma grande metáfora da vida, a arte literária entendida como arte carnavalesca contribui para a formação ética-estética humana. Nesse sentido, o objetivo da seguinte Dissertação é analisar o conceito de carnavalização por meio da obra Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões, do autor Ricardo Azevedo, buscando indicar a potência criadora e restauradora da cultura popular. Para atingir o objetivo proposto foram utilizados com procedimentos metodológicos a Revisão de Literatura e a análise da obra mencionada anteriormente sob a construção bakhtiniana de carnavalização, manifestada por meio de alguns conceitos em dualidade: a) Sagrado e Profano; b) Permutações entre o alto e o baixo; c) Corpo perfeito e corpo grotesco; d) Riso individual e riso popular; e) Vida oficial e Segunda vida. O referencial teórico, além de contar com os estudos do próprio escritor e ilustrador das obras, Ricardo Azevedo, foi construído a partir dos pressupostos da Filosofia da Linguagem defendidos por Volochínov, Jakubinskij e principalmente por Bakhtin. Como resultado, observa-se a imortalidade do carnaval por meio da obra azevediana. Os contos populares revisitam e celebram o passado, indicando algumas contradições que se manifestam no presente e apontam a necessidade da concepção grotesca como forma de reconexão humana.
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    História das práticas de inspeção escolar no oeste paulista (1933-1947)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Mateus, Simone ; Nery, Ana Clara Bortoleto ; Oriani, Angelica Pall
    A presente dissertação tem como objetivo analisar historicamente a constituição da inspeção escolar no interior do estado de São Paulo. Para tanto, buscou-se compreender os elementos de atuação do inspetor escolar no ensino paulista e refletir como a inspeção escolar contribuiu para a administração dos estabelecimentos de ensino. Investigou ainda como isso ocorreu com base em sua atuação dentro de um processo em que se buscava estabelecer a organização de um sistema de ensino. O recorte temporal entre os anos de 1933 -1947 se inicia com o Código de Educação do Estado de São Paulo de 1933, que organiza o ensino no estado de São Paulo, tendo a inspeção escolar como um dos integrantes desse modelo e finaliza em 1947, dentro de um novo processo de reorganização do ensino que marca a separação da Secretaria de Estado da Educação e Saúde Pública se tornando apenas Secretaria da Educação. A pesquisa foi realizada através de documentos que tratam de aspectos voltados à atuação da inspeção escolar em diferentes contextos que colaboraram para direcionar e registrar o trabalho do inspetor escolar como: Anuários de Ensino (de 1907-1936), Relatórios da Educação do Governo do Estado de São Paulo; Termos de Visitas da inspeção escolar e mapas de movimento das escolas isoladas, além da leitura de documentos oficiais como leis, decretos e regulamentos estabelecidos no recorte temporal da pesquisa (1933- 1947); o Código de Educação do Estado São Paulo de 1933. Por tratar-se de uma pesquisa histórica, no âmbito da Nova História Cultural cuja abordagem é bibliográfica e documental tendo como fonte para análise os termos da inspeção escolar e como referencial teórico central o historiador Roger Chartier, com os conceitos de representação e prática (1988). Como resultados evidenciamos que, mesmo com as dificuldades apresentadas em relação a atuação do inspetor dentro do espaço das escolas, ele é aquele que representa o Estado por meio de sua participação na organização do ensino, não limitando sua atuação apenas nas escolas, mas ocupando lugar dentro da organização do ensino paulista e a ampliação da ideia de inspeção para atender outras necessidades da escola como, por exemplo, a inspeção sanitária.
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    Filosofia da diferença na educação: reflexões sobre ética
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Almeida, Álefe de Souza ; Pagni, Pedro Angelo
    Esta dissertação discute a relação de elementos conceituais e práticos de problemas da Ética na Educação sob a ótica da Filosofia da Diferença. A indagação feita se concentra em positivar movimentos aberrantes na lógica dessa filosofia e relacioná-los com a formação ética no ambiente escolar. É por meio da reunião de textos da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, que desenvolvemos o nosso objetivo geral: pensar o CsO numa nova dimensão ética para a educação. Desse modo, teoricamente, refletimos sobre os conceitos de Afeto, Agenciamento e entre outros, que interferem na criação do nomeado: Corpo sem Órgãos, abrangendo e movimentando também outros conceitos como, por exemplo, o de Movimentos Aberrantes, de David Lapoujade. A pesquisa é permeada ainda por escritos de Fernand Deligny. Delimitamos, como primeiro procedimento, os problemas relacionados tanto à Moral quanto à Ética na educação brasileira e, a partir disso, reunimos algumas ideias valiosas fundamentadas em diversas bibliografias. Na sequência, apresenta-se por meio dos textos monográficos de Gilles Deleuze sobre o pensamento de Baruch de Espinosa, um caminho específico da constituição de um corpo inorgânico e não representativo, desaguando em outros escritos, propriamente, no projeto do CsO. Por meio da análise dos conceitos do quadro categorial dessa Filosofia da Diferença, direcionados ao problema central da Ética na Educação, articula-se a constituição dessa problemática com o que chamamos de Ética aberrante: linhas de fuga potencializadas e contrárias a sujeições de agenciamentos de poder presentes na máquina capitalista que criam por meio de individualizações novos espaços para a escola. Propõe-se, assim, contribuir para o debate sobre os fluxos de potências de corpos não organizados, que não só resistem ao espectro da normalização, mas também “aberram” a normalidade com suas potencialidades de criar e recriar novos territórios.
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    Processamento sensorial e o engajamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar: percepção de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-11) Mantovani, Heloisa Briones ; Rocha, Aila Narene Dahwache Criado
    Reconhecendo a frequência apontada pela literatura sobre a identificação de Disfunção de Integração Sensorial (DIS) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como a forte influência do processamento sensorial para o engajamento de crianças na Educação Infantil, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar as correlações entre os padrões de processamento sensorial e o nível de engajamento das crianças com idades entre 3 e 5 anos completos, diagnosticadas com TEA, no seu contexto escolar, de acordo com a percepção dos professores. Como objetivos específicos pretendeu-se analisar o perfil sensorial de crianças com TEA na Educação Infantil; analisar o engajamento de crianças com TEA no contexto escolar; analisar o perfil funcional de crianças com TEA no contexto escolar. Participaram do estudo professores de 51 crianças com idade entre 3 e 5 anos diagnosticadas com TEA. A coleta de dados foi realizada através de visitas nas escolas para a realização de entrevista com os professores, através da aplicação de dois instrumentos:Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar e Classroom Measure of Engagement, Independence, and Social Relationships - ClaMeisr. De acordo com a percepção dos professores, em relação aos resultados do Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar, na Seção dos Quadrantes, nas Seções Sensoriais e na Seção dos Fatores Escolares, a maior parte das crianças apresentaram pontuações “Muito mais que outras” , seguida de “Mais que outras”. A percepção dos professores em relação ao perfil funcional das crianças em suas rotinas escolares demonstrou que, em todas as rotinas apresentadas, a maior porcentagem acerca do perfil funcional das crianças foi caracterizada como “Perfil não funcional”, seguida da porcentagem “Baixos níveis de funcionalidade” o que significa que as crianças não apresentam padrões funcionais de comportamento nas rotinas escolares avaliadas. O mesmo aconteceu em relação ao nível engajamento dessas crianças que, na maior parte das rotinas apresentadas, as maiores classificações se deram como “Não engajada” ou como “Engajamento não sofisticado”, exceto em relação à rotina de Saída, o que significa que as crianças não estão engajadas na maior parte das rotinas escolares avaliadas. As correlações entre os resultados dos dois instrumentos utilizados foram moderadas. Os padrões de hiper-reatividade identificados nos resultados do Perfil Sensorial, assim como os baixos níveis de engajamento e de funcionalidade das crianças com TEA indicam a importância da parceria entre terapeuta ocupacional que tenham conhecimentos acerca da ISA e escola uma vez que as orientações oferecidas a fim de que o professor esteja atento e consiga reconhecer as necessidades sensoriais da criança, ou seja, quais estímulos ela busca e quais ela evita, podem diminuir as chances de desregulação do comportamento e favorecer o engajamento da criança nas atividades que, por sua vez, oferecem oportunidades para seu desenvolvimento e aprendizagem.
  • ItemDissertação de mestrado
    A execução orçamentária num contexto de contingenciamento de gastos: o caso do IFPA no período de 2016 a 2021
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-14) Tavares, Eliezer Mouta ; Torres, Júlio Cesar
    Esta pesquisa apresenta uma análise da execução orçamentária e os efeitos causados à gestão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará num contexto de contingenciamentos orçamentários nos exercícios de 2016 a 2021. Nos últimos anos, as limitações de recursos têm se tornado recorrentes nos órgãos e instituições públicas brasileiras. Tais limitações são decorrentes das políticas de austeridade fiscal e a EC nº 95/2016, que resultaram em significativas limitações de recursos nas IFES. O orçamento público, que se constitui objeto de estudo nas mais variadas áreas do conhecimento, é um instrumento de planejamento que estima as receitas e fixa as despesas a serem realizadas, buscando a efetividade e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, sendo importante para a Administração Pública e para o processo democrático sua elaboração e execução. As Instituições Federais de Ensino Superior são entes da Administração Indireta, essenciais ao desenvolvimento econômico e social do país, e responsáveis por administrarem recursos públicos, que diante desse quadro de limitação de recursos, seus gestores veem-se compelidos a alterar o planejamento organizacional afetado pelo contingenciamento, eliminando ou mitigando atividades anteriormente planejadas. O objetivo geral deste trabalho centra-se em analisar a execução orçamentária perante o contingenciamento de recursos de custeio e investimento do IFPA no período de 2016 a 2021. Nesse contexto, pesquisaram-se suas receitas e despesas, analisaram-se os grupos de natureza de despesa de investimento e custeio, o perfil orçamentário de suas despesas e receitas executadas e foram calculados indicadores contábeis das demonstrações contábeis do balanço orçamentário e financeiro, convertendo os resultados de seus balanços em indicadores contábeis de análise. Em face da delimitação do foco desta pesquisa, para construção do caminho a ser percorrido com intuito de atingir os objetivos propostos, metodologicamente, a pesquisa, quanto aos fins, caracteriza-se como descritiva. No tocante à abordagem do problema, como qualitativa, quanto aos meios, como documental e bibliográfica. Os dados foram coletados utilizando-se consultas ao Sistema Integrado de Orçamento e Planejamento, aos Relatórios de Gestão e às Demonstrações Contábeis da Instituição. Os resultados mostram que despesas com pessoal e encargos sociais têm maior percentual no orçamento da instituição, seguidas de custeio e investimento, que apresentam um valor mínimo em relação ao orçamento anual. Espera-se que este trabalho contribua com o debate sobre o controle de informações da realidade orçamentária e financeira, auxiliando na melhoria das atividades de planejamento e execução orçamentária da Instituição frente às limitações de recursos.
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    Ensino em tempo de pandemia: uma análise da percepção dos professores de uma escola de anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Santos, Fabio Borges dos ; Miguel, José Carlos
    A pandemia Covid-19 levou a mudanças profundas na forma de organização social, com reflexos em diversas áreas como a economia, as relações de trabalho, educação, saúde, entre outros. Medidas sanitárias foram tomadas, não só no Brasil como no mundo, com objetivo de evitar a circulação de pessoas e consequentemente a disseminação do vírus, entre elas: a suspensão de aulas presenciais de caráter emergencial e a introdução do ensino remoto como forma de garantir a continuidade do ano letivo. A partir do cenário de aulas remotas e a necessidade imediata do uso das ferramentas tecnológicas, os professores se viram diante deste novo desafio e de novas demandas profissionais. Em face ao exposto, propus-me o desenvolvimento de uma pesquisa partindo das seguintes questões: como a pandemia COVID-19 afetou o cotidiano das aulas? Quais foram as medidas adotadas para o melhor andamento das atividades didáticas? A inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino, historicamente traz consigo um debate acerca dos processos metodológicos e epistemológicos, entre eles: a premissa de que o uso das TDIC leva o aluno à uma aprendizagem ativa do aluno, e neste sentido, traz outra indagação: de que forma metodologias ativas aliadas ao uso das TDIC podem colaborar para o avanço do ensino? Isto posto, a pesquisa tem como objetivo analisar os processos didáticos/pedagógicos e as dificuldades enfrentadas no contexto do ensino remoto com uso das TDIC a partir das percepções dos professores de Ciclo-I do Ensino Fundamental de uma escola do interior paulista e dos referenciais sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, apresento os principais referenciais teóricos sobre o uso das TDIC e metodologias ativas no pensamento pedagógico brasileiro buscando refletir a importância e possibilidades, assim como os fundamentos epistemológicos. Em relação aos aspectos metodológicos da pesquisa que, em vista dos objetivos da investigação, a opção foi pela pesquisa qualitativa com abordagem para o estudo de caso e pesquisa participante. Conforme apresentado no decorrer do trabalhado, parto do conceito de cotidiano escolar de Rockwell e Ezpeletta (2007) a partir das vivências dos sujeitos que vivem realidades concretas diferentes dentro de um mesmo contexto social. Apresento também os instrumentos utilizados, a saber: pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que os professores ao serem inseridos de forma apressada em uma nova realidade de ensino, sem formação e preparação, viabilizaram a inserção e avanço no uso das TDIC, porém com dificuldades de participação e interação. A necessidade da migração para o digital no período de pandemia deixa um legado de que a escola pode construir um caminho a partir de estudos e formação continuada para o uso de práticas de ensino com uso das TDIC em um ensino com processos dialéticos ligados à cultura digital e à aprendizagem ativa. A Teoria Histórico-Cultural aparece como alternativa para aprendizagem ativa, ou seja, para o desenvolvimento de competências cognitivas, pensamento teórico e apropriação do conhecimento historicamente acumulado.
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    A presença de refugiados e a gestão da internacionalização no Instituto Federal do Pará (IFPA) entre 2014 a 2023
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Krelling, Regina Coeli Morais ; Abdian, Graziela Zambão
    A presente dissertação é decorrente da pesquisa que teve como objetivo geral analisar a gestão da internacionalização no Instituto Federal do Pará (IFPA) diante da presença dos refugiados na instituição, a partir de uma experiência com esse público. Como problema de pesquisa, apresento: como tem sido construída a Gestão da Internacionalização no Instituto Federal do Pará, considerando, especialmente, a demanda de refugiados? Utilizamos o Ciclo de Políticas, como método, nesta pesquisa. Aqui, analisamos o contexto de influência, de produção de textos e o contexto da prática, que formam os três pilares importantes e contínuos do ciclo. As políticas públicas são iniciadas no contexto de influência e os discursos políticos são construídos. Iniciam-se no campo das ideias, que podem ser contrárias aos interesses de alguns. Quanto à produção de textos, mostramos os documentos como instrumentos. A partir dos discursos políticos as ideias passam para o papel e o contexto da prática é concretizado quando da interpretação desses textos. Trouxemos o contexto histórico da criação dos Institutos Federais no Brasil e sua trajetória até se tornar uma instituição centenária. Considerando o objetivo, nosso foco foi o Instituto Federal do Pará. Em seguida à análise do contexto histórico, optamos por analisar os documentos institucionais do IFPA e de mais doze Institutos Federais (IF), escolhidos de forma aleatória, de 12 estados do Brasil, representando todas as cinco regiões. Além dos PDIs, analisamos as políticas de internacionalização, documentos que normatizam esse processo de internacionalização em cada IF. Dos treze institutos pesquisados, quase 70% já possuem política de internacionalização, como instrumento que embasa esse processo. Constatamos que a internacionalização para alguns já está inserida em seus PDIs, e em outros em documentos específicos ou até mesmo mais restrita aos programas de pós-graduação. Os refugiados não constam de forma expressa nos documentos analisados, porém, a palavra estrangeiros é usada para identificar o público para oferta de cursos específicos, o que demonstra um interesse em tê-los como parte do público que constitui essas instituições. Realizamos entrevistas a servidores que tiveram função na gestão anterior e analisamos suas impressões sobre o processo de internacionalização no IFPA. Ouvimos também oito refugiados que estiveram na instituição, participando de um curso livre de português, e ouvimos representantes do escritório de Belém da Agência para Refugiados da Organização das Nações Unidas (Acnur). A análise nos indicou que cabe ao IFPA, a partir da aprovação da política de internacionalização, fazer a mobilização para que o processo avance e envolva mais e mais atores que são os pilares dessa construção.
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    “Doenças do não aprender” na perspectiva da educação inclusiva: uma análise a partir da BNCC
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Dellamura, Debora Fabiana Vaz ; Giroto, Claudia Regina Mosca
    As discussões sobre Inclusão no contexto educacional do Brasil são recorrentes. Acontecem em diversas esferas de conhecimento: política; social; cultural; pedagógica, dentre outras, com o intuito de pensar em estratégias para que todos sejam incluídos em condições de igualdade e equidade. Ter o conhecimento das questões sociais, principalmente das que estão relacionadas com o fracasso escolar, é fundamental, considerando o contexto educacional atual, cujo padrão é homogêneo e visa a normalização, bem como tem sido concebido a partir da promulgação da BNCC (2017), de modo ainda mais reducionista. Nesse sentido, busca-se responder o seguinte questionamento: Como a Educação Inclusiva é abordada na BNCC? E de que modo tal compreensão impacta na organização do sistema educacional na perspectiva da educação inclusiva? Sob tais premissas e questionamentos, este estudo objetiva investigar como a Educação Inclusiva é abordada na BNCC e de que modo tal compreensão impacta na compreensão sobre as “Doenças do não aprender” no atual contexto do sistema educacional na perspectiva da educação inclusiva, a partir de mapeamento da produção científica relacionada a teses e dissertações da área de educação, produzidas desde a promulgação da BNCC até a atualidade. Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica sistematizada, considerando a base de dados Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, Oasis.br. A geração de dados ocorreu a partir do uso de descritores previamente estabelecidos. Com vista à análise, nos detivemos especialmente na identificação e análise de informações relevantes em dois eixos temáticos que emergiram do processo de geração de dados, a saber: "Doenças do não aprender" na Educação Inclusiva: Rumo a Novas Abordagens”, que abordou dados sobre as barreiras e desafios que impactam o aprendizado inclusivo, visando identificar estratégias inovadoras para superar obstáculos; “Formação Docente e Prática Pedagógica: Rompendo com a Medicalização em Busca de uma Educação Significativa”, que contemplou dados sobre a formação de professores e práticas pedagógicas em ambientes inclusivos, com o objetivo de aprimorar a sensibilidade à diversidade e promover uma educação mais significativa. Portanto, com este trabalho, buscamos contribuir para a ampliação da discussão, aprofundando a compreensão sobre a educação inclusiva, relação com as “doenças do não aprender”, no contexto da BNCC, dentre outros aspectos, bem como promover reflexões sobre esta temática no contexto acadêmico e educacional.
  • ItemDissertação de mestrado
    A língua espanhola no ensino fundamental II e a sua importância para formação de sujeito e para o currículo: uma análise da produção científica no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Pimentel, Patricia Moreira Salina Fernandes ; Giroto, Claudia Regina Mosca
    O ensino da Língua Espanhola (LE) pode ser compreendido também como uma ferramenta para a formação dos sujeitos, o que significa considera-lo para além da dominação de código em outra língua, mas o aprender que se concretiza com base na concepção de “língua viva”. Entretanto, há um longo percurso a ser percorrido para que as políticas educacionais de implementação e ampliação do ensino da LE se consolidem no Brasil. Com base nesse contexto, assume relevância o seguinte questionamento: como o ensino da LE no Ensino Fundamental II tem sido proposto no Brasil, frente à promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Trata-se de estudo desenvolvido com o objetivo geral de realizar mapeamento para demonstrar como se configurou a produção científica sobre o ensino da Língua Espanhola no Ensino Fundamental II no Brasil e suas contribuições para a formação do sujeito. Neste estudo, admite-se como hipótese que o ensino de línguas estrangeiras deve assumir um aprendizado com significação, trazendo a potencialidade do conhecimento de mundo, cultura, ampliando a condição de aceitação e respeito pelas diferenças e pelos diferentes, e que esse ensino deva constar em um processo educacional que se propõe a elevar os alunos para a condição de sujeitos históricos e críticos, que percebem e compreendem a linguagem e sua natureza como constituidora das consciências. Para a consecução de tal objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica, a partir de revisão sistemática de literatura, com coletas de dados realizada por meio do Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica – OASISBR IBICT, a partir da busca de teses e dissertações, relacionadas com a temática abordada. A análise, de natureza descritivo-interpretativa, foi subsidiada pelos eixos temáticos depreendidos dos dados gerados, a saber: o eixo 1: Políticas - “O caminho da língua espanhola no Brasil: perspectivas, desafios, avanços e retrocessos” e o eixo 2: Educação e cultura - “O ensino língua espanhola, a cultura e sua importância no currículo do Ensino Fundamental: propostas e contribuições para a formação de sujeito”, sendo a discussão subsidiada por pressupostos dos círculos de Vygotsky e Bakhtin. Com essa perspectiva, a presente pesquisa evidencia que ainda há muitos desafios em relação ao ensino dessa língua, e muitos estudos e pesquisas são necessários para respaldar e legitimar o ensino da Língua Espanhola no sistema educacional no Brasil, considerando diferentes estratégias de ensino e aprendizagem e ampliação do conhecimento e do processo de desenvolvimento do aluno, incluindo o contexto e uso social da língua, suas contribuições para a formação do sujeito e a construção de sua identidade cultural.
  • ItemDissertação de mestrado
    As contribuições de Nélio Parra para a disseminação das técnicas audiovisuais na educação (1963-1983)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Tognette, Maria Eduarda ; Chaloba, Rosa Fátima de Souza
    A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de Nélio Parra para a disseminação das técnicas audiovisuais na educação e identificar as referências teóricas que fundamentaram suas proposições didáticas para formação de professores. Este estudo se situa em interface da cultura material. Com o intuito de difundir conhecimentos a respeito de sua teoria, é que se pretende contribuir para a história da educação. Em 1973, Nélio Parra propôs investigar quais contribuições os objetos trazem para o ensino, além de propor uma teoria baseada na percepção da imagem mental, com base na psicologia genética de Jean Piaget, para explicar positivamente o uso dos recursos audiovisuais. A partir da busca pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Tecnologia Educacional e as suas possibilidades de aplicação no contexto brasileiro, Nélio Parra integra que os recursos audiovisuais são ferramentas para uma visão total do processo de ensino e aprendizagem. Em 1960, a Tecnologia Educacional se propagou no Brasil e esse período foi dominado pela ideologia do desenvolvimento nacional. Esse “movimento” era pautado na cientificidade, eficiência e inovação que se destacou e viabilizou o discurso pedagógico, que os mais novos meios introduzidos pela sociedade adquirem um papel fundamental no processo educativo. Em decorrência do tema abordado, propõe-se utilizar como fontes de pesquisa o manual sobre as técnicas audiovisuais publicado por esse autor, o seu memorial acadêmico e os seus livros escritos entre as décadas de 1970 a 1980. Assim, o autor menciona que os recursos tecnológicos constituem fontes de atração e, se forem bem planejados para uso escolar, podem despertar e manter o interesse dos alunos por mais tempo. Essa riqueza de estímulos proporcionados pelos meios de comunicação não poderia ser desprezada pelos educadores, tornando-se sua aliada. De acordo com as ideias de Nélio Parra, essa dissertação procurou trazer elementos significativos que mudaram a perspectiva de pensar e utilizar suas técnicas favorecendo a interação professor-aluno, dinamizando o processo de aprender diante das modificações sociais.
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    Investigações matemáticas para construção do conhecimento matemático em sala de aula no ensino fundamental I: uma análise das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Cardoso, Jerusa Ainoã Palheta de Souza ; Saravali, Eliane Giachetto
    As Investigações Matemáticas correspondem a uma metodologia de ensino que busca diminuir as lacunas conceituais sobre os conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula que se contrapõem ao ensino tradicional. Adaptada para atividades dependendo da faixa etária e ano escolar, possibilita ao aluno tornar-se o autor do conhecimento adquirido sobre determinado assunto abordado, possibilitando diversas contribuições a ser utilizada no Ensino Fundamental I. O objetivo é de caracterizar as pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro a partir da perspectiva das Investigações Matemáticas, realizadas em sala de aula no Ensino Fundamental I, mediante pesquisa teórica e bibliográfica, de cunho qualitativo, com busca de trabalhos sobre a temática nos seguintes bancos de dados: CAPES, BDTD, Periódicos CAPES e Periódicos SCIELO, usando os indicadores: “Investigações Matemáticas”, “Investigação Matemática” e “Ensino Fundamental”, no período de 2012 a 2023. Foram encontrados 26 trabalhos e selecionados 23 para o presente estudo. Dentre os principais resultados tem-se que: a concentração maior das pesquisas está entre os anos de 2019 e 2020; o quinto ano é o ano escolar em que se realiza o maior número de investigações; os estudos se concentraram principalmente em escolas e instituições públicas, com maioria das pesquisas de intervenção e algumas bibliográficas, envolvendo professores, alunos e, em alguns casos, ambos. E os conteúdos mais abordados foram de Geometria e Álgebra. Os trabalhos possuíam diversos referenciais teóricos e como principal, o especialista no tema João Pedro da Ponte, presente em 21 pesquisas e com autoria de 23 obras nos trabalhos analisados. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para o aprimoramento do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I, destacando a eficácia da metodologia abordada na promoção do papel ativo do aluno, autonomia, criatividade, bem como a ênfase da escola como um ambiente propício à construção do conhecimento matemático, podendo oferecer bases para outras pesquisas sobre a temática.
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    A institucionalização da formação de professores no Brasil: um estudo a partir da história da Escola Normal e Instituto de Educação “Índia Vanuíre” em Tupã/SP (1961- 1996)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Carrasco, Cristina Miranda Duenha Garcia ; Celeste Filho, Macioniro
    A pesquisa apresentada tem como objeto de estudo a Formação docente no Instituto de Educação Índia Vanuíre, no município de Tupã/SP, considerando que em nosso país esse processo ocorria nas Escolas Normais e Institutos de Educação até a década de 1960, depois perdeu o status de escola e de curso, transformando-se em Habilitação Específica para o Magistério (HEM) na década de 1970, e a partir da década de 1990 até o presente momento, em licenciatura de Pedagogia. A pesquisa desenvolvida tem por objetivo geral identificar e analisar as especificidades da história da formação de professores no município de Tupã/SP, entre 1961 e 1996, para uma história da formação de professores no Brasil, sobre o tratamento dessa temática na literatura e na legislação, a fim de apreender como os processos se institucionalizaram com base no campo normativo, com enfoque na formação do professor primário. Após o estudo da legislação nacional foram levantados os seguintes questionamentos neste trabalho: Do ponto de vista normativo, como realizou-se a formação de professores no Brasil? Quais as especificidades desse processo no município de Tupã SP, considerando que foi uma instituição de formação de professores que coexistiam em momentos essenciais da história da formação de professores no Brasil (1961-1996)? Para isso debruçou-se sobre a legislação nacional, mas delimitados a uma instituição educacional específica na cidade de Tupã/SP, a Escola Normal e Instituto de Educação Estadual “Índia Vanuíre”. Nesta pesquisa optou-se por analisar três marcos federais: a LDB 4.024/61 (Brasil, 1961), a Lei 5.692/71 (Brasil, 1971) e a LDB 9.394/96 (Brasil, 1996), que regulamentaram a Educação no Brasil; as regulamentações legislativas do Estado de São Paulo, os Decretos, Pareceres, Portarias e Leis que fizeram as adaptações necessárias; juntamente com os periódicos Acta do Conselho Estadual da Educação (CEE); a bibliografia de autores que já pesquisaram sobre o assunto e os depoimentos de professores que atuaram na formação de professores na Escola Normal e Institutos de Educação. Foi desenvolvida pesquisa histórica, quanto à abordagem; documental e bibliográfica, quanto às fontes, pois o corpus da pesquisa foi constituído pelo conjunto da legislação norteadora das reformas educacionais na educação e na formação de professores no Brasil, relatos de professores produzidos mediante entrevistas do tipo semiestruturada. A História oral, portanto, é parte do processo de construção da história da instituição e, para a história das disciplinas nas instituições, as fontes que a subsidiam. Os relatos orais possuem um caráter comprobatório do vivido nas disciplinas, porque trazem consigo, por meio das memórias, aspectos das práticas do interior da escola, nem sempre presentes nos documentos. A história oral pode completar a lacuna deixada pelos documentos escritos. Considerações finais, espera-se oferecer algumas reflexões sobre o caminho percorrido e trazer à luz proposições para a formação de professores primários.
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    Políticas e práticas inclusivas: o olhar da gestão e de estudantes com deficiência de um instituto federal de educação superior do Pará
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-27) Silva, João de Deus Leite ; Martins, Sandra Eli Sartoreto Oliveira ; Passos, Rosana
    A ampliação do acesso de estudantes com deficiência na educação superior tem sido notável. No entanto, torna-se imperativo assegurar condições de igualdade, inclusão educacional e cidadania, especialmente relacionadas aos aspectos de ingresso e permanência desses estudantes, no período de restrições orçamentárias, impostas às pelo governo federal as universidades brasileiras. Este estudo objetiva investigar os fatores que dificultam ou favorecem a permanência desses estudantes no ensino superior mediada pela avaliação da observação de indicadores de políticas inclusivas institucionais. Participaram do estudo quatro universitários com deficiência e dois gestores, incluindo o diretor da unidade e o coordenador do NAPNE. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida em cinco fases: 1) levantamento de estudantes com deficiência no Instituto Federal do Sudeste do Pará; 2) contato com discentes e gestores; 3) aplicação do questionário baseado no Índice de Inclusión para la Educación Superior (INES); 4) entrevistas com gestores e alunos e; 5) análise dos dados coletados. Composto por 25 indicadores, o INES se caracteriza por um instrumento de avaliação da educação superior, que permite identificar as políticas institucionais inclusivas na universidade, com destaque a observação de barreiras à aprendizagem e participação, interdisciplinaridade, flexibilidade curricular, entre outros. As entrevistas com os participantes auxiliaram na compreensão das políticas de acessibilidade e inclusão da instituição, assim como a eficácia das ações promovidas pelo NAPNE na promoção da permanência estudantil. Os participantes retrataram ausência de políticas que acolham a temática, como evidenciaram lacunas na oferta de serviços, estratégias e ações diferenciadas para garantir não apenas o acesso, mas programas dedicados a garantir a sua plena participação nos contextos universitários. A pesquisa contribui para ampliar o debate sobre a avaliação das políticas institucionais inclusivas no ensino superior, evidenciando a importância de ações e programas mais robustos que acolham com êxito as demandas educacionais específicas de todos os estudantes, como pilares para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e igualitária.
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    Do parque à tela: a experiência da plataforma “Educação em Casa” como recurso para a prática pedagógica na educação infantil em Marília/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Nogueira, Thayse Palmela ; Garcia, Daniela Nogueira de Moraes
    Esta dissertação busca responder à questão: “qual(is) foi(foram) a(s) mudança(s) que ocorreu(ram) na prática pedagógica de professores da Educação Infantil de Marília-SP durante o período de uso da plataforma ‘Educação em Casa’?”. O objetivo geral é compreender as alterações ocorridas na prática docente após a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por meio do uso da Plataforma “Educação em Casa”, intensificadas em tempos de pandemia global da Covid-19. Para atingir o objetivo geral, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: contextualizar o trabalho de campo, demonstrando o lugar ocupado pela(s): criança, cultura, práticas pedagógicas, educação e tecnologia em tempos de pandemia, a partir da Teoria Histórico-Cultural (THC); conhecer as principais legislações sobre a educação infantil no Brasil, bem como os decretos e legislações entre os anos de 2020 e 2021, voltadas à educação em tempos de pandemia; descrever a dinâmica realizada no município, considerando os decretos educacionais federais, estaduais e municipais adotados no período pandêmico, de modo a compreender quais foram as mudanças ocorridas nos processos de trabalho docente após a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por meio do uso da Plataforma “Educação em Casa”. Subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural, a investigação se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo, cuja mediação aconteceu por meio da abordagem qualitativa e a observação participante em uma turma de crianças pequenas, o que permitiu constatar os esforços dos docentes para mitigar os efeitos do isolamento social e garantir o direito de acesso à educação. A plataforma foi desenvolvida a partir de esforço coletivo, de intensas pesquisas e construção de propostas de atividades, que se tornaram a única maneira de manter o cronograma curricular e impedir a interrupção por completo das aulas. Se a pandemia desnudou a crise do ensino básico público, uma vez que demonstrou as disparidades econômicas, sociais, de acesso à saúde e à educação de parcela da sociedade brasileira, convém refletir sobre a experiência de formação continuada por uso de tecnologia educacional digital, uma vez que embora tenha se tratado de recurso provisório, do qual se lançou mão, não se pode perder de vista que a tecnologia também se trata de produção humana e, por isso, não está alheia à análise crítica.
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    Jornada escolar (parcial e integral) na educação infantil das redes municipais de ensino das capitais brasileiras: estudo comparado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Silva, Fernanda Aparecida Oliveira ; Parente, Cláudia da Mota Darós
    Esta Dissertação é resultado da pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, vinculada à linha de pesquisa 4: “Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais” e ao Grupo de Pesquisa e Análise de Políticas Educacionais (GAPE). A pesquisa tem como objetivo geral comparar a jornada escolar (parcial e integral) na Educação Infantil das redes municipais de ensino das capitais brasileiras. Os objetivos específicos foram: sistematizar aspectos históricos e legais da Educação Infantil, privilegiando diretrizes, orientações e mudanças na organização da jornada escolar (parcial e integral); comparar estratégias e metas dos Planos Municipais de Educação das capitais brasileiras em termos de organização e de ampliação da jornada escolar (parcial e integral) e suas repercussões na oferta de Educação Infantil (matrículas e escolas); descrever e comparar a jornada escolar na Educação Infantil das capitais brasileiras, identificando similaridades e diferenças. Em termos de estrutura da Dissertação, são apresentados três percursos investigativos, cada um correspondente a um objetivo específico e determinados procedimentos metodológicos. O primeiro percurso investigativo demonstrou que, ao longo da história da Educação Infantil, os dois tipos de jornada escolar estiveram presentes, sendo, normalmente, o tempo integral associado a uma concepção assistencialista e destinado às crianças da classe popular, e a jornada parcial, com uma concepção mais pedagógica, geralmente destinada às crianças da elite. Atualmente, do ponto de vista legal, a jornada parcial tem o mínimo de 4 horas e a jornada integral, o mínimo de 7 horas. Desde 2014, o Plano Nacional de Educação estabelece meta e estratégias que indicam orientações político-pedagógicas para a organização e a ampliação da jornada escolar nos sistemas de ensino federal, estaduais, distrital e municipais. Assim, no segundo percurso investigativo foi realizada a análise dos Planos Municipais de Educação das capitais brasileiras; essa análise evidenciou que todas as capitais possuem meta para a Educação em tempo integral, sendo que a maioria legitimou a meta 6 do PNE. Com relação à Educação Infantil, a maioria das capitais propôs estratégias para a ampliação da jornada escolar para contemplar o período integral. Frente a essas diretrizes de ação, a análise dos dados da Sinopse Estatística da Educação Básica mostrou que a maior parte das crianças matriculadas na Educação Infantil, frequenta a escola em jornada parcial, sendo a creche o segmento com mais matrículas em jornada integral. A análise comparativa da meta/estratégia do PNE/PME com os dados da Sinopse Estatística da Educação Básica demonstrou desafios no segmento da pré-escola, já que a maioria das capitais não atingiu a meta/estratégia proposta. No terceiro percurso investigativo foi realizada a revisão da literatura sobre a jornada (parcial e integral) nas capitais brasileiras, o que possibilitou a sistematização de alguns elementos temporais, indicando a diversidade que pode existir na organização da jornada escolar. Adicionalmente, a análise comparada da carga horária das escolas de Educação Infantil das capitais, demarca as diferenças entre a jornada escolar, inclusive em escolas de uma mesma capital. A investigação encontrou uma variação de 2 horas e 7 minutos a 6 horas, na jornada parcial e de 9 a 15 horas na jornada integral. A pesquisa evidenciou que existem várias opções político-pedagógicas para a organização da jornada escolar (parcial e integral) e que as capitais brasileiras possuem suas próprias políticas para organizar e ampliar a jornada escolar.
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    A audiodescrição como acessibilidade em aulas de matemática a pessoas com deficiência visual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-13) Martins, Clóvis Maxwell Andrade ; Miguel, José Carlos ; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    Esta pesquisa trata da Audiodescrição como acessibilidade em aulas de Matemática a pessoas com deficiência visual. Para tanto, traz como objetivo principal analisar os limites e possibilidades da audiodescrição em possíveis práticas pedagógicas no ensino do pensamento matemático. A audiodescrição é um método de tradução de informações do suporte visual para o verbal. A matriz teórica deste estudo perpassa por nuances dos aspectos da tradução intersemiótica para fins didáticos, envolvendo autores que têm explorado este propósito de tradução como Vergara-Nunes (2016); Motta (2010, 2016); Lima (2009, 2011, 2017). Explorando o processo matemático de aprendizagem com pesquisadores do experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, movidos pelos pensamentos de Vigotski (1898-1934); Aquino (2017). O estudo é de natureza qualitativa, que possibilita contribuições teóricas e metodológicas para a prática dos professores que ensinam o pensamento matemático para pessoas com deficiência visual de forma acessível. Buscando estabelecer relações entre a educação matemática e a educação inclusiva desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Destacam-se as interfaces da pesquisa com a noção de experimento didático-formativo nos termos da teoria da aprendizagem desenvolvimental, percebendo-o enquanto método de pesquisa e de ensino, reunindo tanto relações teóricas quanto práticas no processo de aprendizagem da matemática na perspectiva inclusiva. Os resultados da investigação revelaram que o método pesquisado é relevante para desenvolver pesquisas em educação inclusiva. Além de possibilitar interfaces em diversas metodologias, oferecendo suporte que favorece a experiência de um aprendizado na perspectiva inclusiva. O uso da audiodescrição e da audiodescrição didática possibilitam o acesso ao imagético abstrato na matemática, dando ao estudante conhecimentos, habilidades, conceitos matemáticos, para intervir matematicamente na sociedade. Embora não seja tão conhecida, a audiodescrição, assim como outras formas de acessibilidade, auxiliam os estudantes com deficiência visual no acesso às aulas de matemática.