Constraints on the teaching work: the use of experimental activities in a Municipal Public School System
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Data
2014
Autores
Salvador, Gabriela
Germano, Amanda Dotti
Gomes, Natália Estevam
Centurion, Eloiza Helena Borgonovi
Ibrahim, Jamila
Bego, Amadeu Moura [UNESP]
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Resumo
O trabalho escolar pode ser concebido como o resultado de complexas relações entre as prescrições legais, os diversos atores e as condições materiais da realidade objetiva de determinada escola, apresentando diferentes dimensões que condicionam seu desenvolvimento, envolvendo aspectos de natureza organizacionalestrutural e de natureza político-ideológica. O presente trabalho é resultado do curso de extensão realizado com professoras de ciências naturais de uma rede escolar pública municipal. Utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, objetivamos identificar os principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente e que são responsáveis pela baixa frequência de utilização de atividades experimentais. Os condicionantes identificados no estudo realizado se enquadraram em quatro fatores: relacionados à organização da escola e das aulas; ligados às condições estruturais e materiais; relacionados ao professor; e relacionados ao comportamento do aluno.
Descrição
Palavras-chave
Trabalho Docente, Condicionantes, Atividades Experimentais
Como citar
Química Nova na Escola, v. 36, n. 3, p. 176-184, 2014.