Constraints on the teaching work: the use of experimental activities in a Municipal Public School System

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Data

2014

Autores

Salvador, Gabriela
Germano, Amanda Dotti
Gomes, Natália Estevam
Centurion, Eloiza Helena Borgonovi
Ibrahim, Jamila
Bego, Amadeu Moura [UNESP]

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Resumo

O trabalho escolar pode ser concebido como o resultado de complexas relações entre as prescrições legais, os diversos atores e as condições materiais da realidade objetiva de determinada escola, apresentando diferentes dimensões que condicionam seu desenvolvimento, envolvendo aspectos de natureza organizacionalestrutural e de natureza político-ideológica. O presente trabalho é resultado do curso de extensão realizado com professoras de ciências naturais de uma rede escolar pública municipal. Utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, objetivamos identificar os principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente e que são responsáveis pela baixa frequência de utilização de atividades experimentais. Os condicionantes identificados no estudo realizado se enquadraram em quatro fatores: relacionados à organização da escola e das aulas; ligados às condições estruturais e materiais; relacionados ao professor; e relacionados ao comportamento do aluno.

Descrição

Palavras-chave

Trabalho Docente, Condicionantes, Atividades Experimentais

Como citar

Química Nova na Escola, v. 36, n. 3, p. 176-184, 2014.