Blogs para adolescentes e a articulação dos PCNs na produção escrileitora do ensino médio

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2013

Autores

Vizibeli, Danilo
Momesso, Maria Regina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The new National Curriculum of Basic Education in Brazil Parameters (PCNs- br) propose the curriculum reformulation of the High School in thematic areas encompassing competences and abilities. In this aspect the goal of this article is to verify the effects and meaning of the speeches posted on Folhateen's Blog (http://blogdofolha teen.folha.blog.uol.com.br/), to analyze if the practices of reading and writing, taken in this application, can be contemplated on the basic goals of the PCNs from the Languages area, codes and its technologies. It wonders of the using of media blogs for High School students as articulators of the Portuguese Language contents' study. It is possible to verify that the blogs offer its own languages and the expression of knowledge and power. They put the high school student before the articulation of several cross-cutting themes that promotes the interdisciplinarity. It points the need of a teacher's support so in a matted discursive voices the student won't be distracted, drift and paraphrase, but the interpretation and "new" methods of reading and polysemy. The theoretical framework is composed by the authors Foucault, Pecheux, Orlandi and Coracini.
Os novos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica no Brasil (PCNs) propõem a reformulação curricular do Ensino Médio em áreas temáticas que englobam competências e habilidades. Dentro desse aspecto o objetivo deste artigo é verificar os efeitos de sentido nos discursos postados no Blog do Folhateen (http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/) para refletir se as práticas escrileitoras, empreendidas nesse suporte, podem contemplar os objetivos básicos dos PCNs da área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Questiona-se a utilização de blogs midiáticos por estudantes do ensino médio como articuladores para a aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa. É possível verificar que os blogs propiciam a escrita de si e a manifestação de poderes e saberes. Eles colocam o estudanteadolescente diante da articulação de temas transversais diversos que promovem a interdisciplinaridade. Salienta-se a necessidade do apoio do professor para que num emaranhado de vozes discursivas o aluno não promova a dispersão, a deriva e a paráfrase, mas a interpretação e “novos” gestos de leitura e seja capaz de romper com os sentidos impostos e instaurar, por meio da polissemia, sentidos outros. O arcabouço teórico é composto pelos autores Foucault, Pêcheux, Orlandi e Coracini.

Descrição

Palavras-chave

Discourse, Reading and Writing, High School, Discurso, Escrileitura, Ensino médio

Como citar

ArReDia, v. 1, n. 3, p. 1-19, 2013.