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dc.contributor.authorRozenfeld, Cibele Cecilio De Faria
dc.contributor.authorViana, Nelson
dc.date.accessioned2015-07-16T18:48:34Z
dc.date.available2015-07-16T18:48:34Z
dc.date.issued2011
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1982-88372011000100014
dc.identifier.citationPandaemonium Germanicum. Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, n. 17, p. 259-288, 2011.
dc.identifier.issn1982-8837
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125421
dc.description.abstractThis article aims to approach, under a critical perspective, images about German language and their speakers, presented by Brazilian university students interested in or engaged in learning this language in the first stage of studies. The purpose is to deal with evidences of the occurrence of stereotypical images and to discuss their implications in/for the teaching-learning process, aiming with this study to show the importance of considering and establishing as a relevant goal in the teaching of German, the necessity of a destrangement route or period, through a methodological approach aimed at helping the students in the process of developing intercultural competence. Such discussions are founded in theoretical conceptions related to the notions of other and self, intercultural competence, intercultural approach, as well as in results obtained through an investigation conducted within the field of foreign language (German) learning.en
dc.description.abstractSob uma perspectiva crítica, são abordadas neste artigo, imagens sobre a língua alemã e seus falantes, apresentadas por estudantes universitários brasileiros, interessados em aprender esse idioma ou engajados em estágio inicial de sua aprendizagem. O propósito é discutir evidências de imagens estereotipadas, bem como refletir sobre possíveis decorrências dessas imagens no/para o processo de ensino-aprendizagem da língua, buscando, com isso, apontar a importância de se considerar como objetivo relevante no ensino de alemão, a necessidade de um percurso de desestranhamento do idioma, por meio de enfoque metodológico orientado para auxiliar os aprendizes no processo de desenvolvimento de competência intercultural. Tais reflexões têm como base pressupostos teóricos como as noções de outro e de próprio, as concepções de competência intercultural e de ensino intercultural, e resultados obtidos em pesquisa desenvolvida no campo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (alemão).pt
dc.format.extent259-288
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã
dc.relation.ispartofPandaemonium Germanicum
dc.sourceSciELO
dc.subjectimages about German languageen
dc.subjectdestrangementen
dc.subjectintercultural competenceen
dc.subjectimagens sobre a língua alemãpt
dc.subjectdesestranhamentopt
dc.subjectcompetência interculturalpt
dc.titleO desestranhamento em relação ao alemão na aprendizagem do idioma: um processo de aproximação ao outro sob a perspectiva da competência interculturalpt
dc.title.alternativeThe destrangement in relation to the German language in the foreign language learning process: approximation to the other under the perspective of the Intercultural Competenceen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos Departamento de Letras Programa de Pós-Graduação em Linguística
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos Departamento de Letras Programa de Pós-Graduação em Linguística
dc.identifier.doi10.1590/S1982-88372011000100014
dc.identifier.scieloS1982-88372011000100014
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1982-88372011000100014.pdf
dc.identifier.lattes0943223045871060
dc.identifier.orcid0000-0001-8915-9541
unesp.author.lattes0943223045871060[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8915-9541[1]
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