Organizações estratégicas: campo de (re)produção da ideologia narcisista e do espetáculo

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2013

Autores

Silva, Guilherme Elias
Hashimoto, Francisco [UNESP]
Soldera, Lucas M.

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper aims to present a reflection on the contemporary way of life substantiated by its pillars -consumption, individualism, competitiveness, fluid relationship - aiming to assimilate it to an administrative management model that is widely distributed in monopolistic-financial capitalism - strategic management model - guided by the question: Why does this management model find such a fertile field for development in the contemporary scenario? Thus, the study was theoretically and methodologically based on the approach of psychosociology and was developed from a theoretical review. We have conducted a contextualization and definition of contemporaneity in which a market society that celebrates the spectacle lies, analyzing, from this point, the strategic organizational management model that has been working as a drug in the subjective constitution of the individuals producing the striking resonances in the psychosocial field. The assimilation performed in this paper allowed us to clarify some possible causes of social pathologies arising from the increasingly cruel world we face in professional life.
Ese trabajo tiene el objetivo de presentar una reflexión ante al modo de vida contemporáneo substanciado por sus pilares - consumo, individualismo, competitividad, relaciones fluidas - y su finalidad es asemejarlo a un modelo de gestión que encuentra gran difusión en el capitalismo monopolista-financiero - modelo de gestión estratégica - guiados por la pregunta: ¿por qué este modelo de gestión encuentra un campo tan fértil para desarrollarse en el escenario contemporáneo? Para ello, el estudio se ha fundamentado teórico-metodológicamente en el abordaje de la psicosociología y fue elaborado a partir de una revisión teórica. Realizamos una contextualización y definición de contemporaneidad donde preside una sociedad de mercado que exalta el espectáculo, analizando, a partir de eso, el modelo de administración organizacional estratégico que actúa como droga en la constitución subjetiva de los individuos, produciendo notables resonancias en el campo psicosocial. Es decir, la asimilación a cabo en este trabajo nos permitió aclarar algunas posibles causas de las patologías sociales que surgen en el mundo cada vez más cruel que nos enfrentamos en la vida profesional.
Esse trabalho pretende apresentar uma reflexão diante do modo de vida contemporâneo substanciado por seus pilares - consumo, individualismo, competitividade, relações fluidas; visando assimilá-lo a um modelo de gestão administrativa que encontra grande difusão no capitalismo monopolista-financeiro - modelo de gestão estratégica - norteados pela questão: Por que este modelo de gestão encontra um campo tão fértil para se desenvolver no cenário contemporâneo? Para tanto, o estudo fundamentou-se teórico-metodologicamente na abordagem da psicossociologia e foi elaborado a partir de uma revisão teórica. Realizamos uma contextualização e definição de contemporaneidade onde preside uma sociedade de mercado que exalta o espetáculo, analisando, a partir disso, o modelo de administração organizacional estratégico que vem atuando como droga na constituição subjetiva dos indivíduos produzindo marcantes ressonâncias ao campo psicossocial. Isto é, a assimilação realizada neste artigo nos permitiu clarificar algumas possíveis causas das patologias sociais decorrentes do mundo cada vez mais cruel que se enfrenta na vida profissional.

Descrição

Palavras-chave

Strategic organizations, Contemporary, Psychosociology, Organizaciones estratégicas, Contemporáneo, Psicosociología, Organização estratégica, Contemporaneidade, Psicossociologia

Como citar

Temas em Psicologia, v. 21, n. 1, p. 121-137, 2013.