As perspectivas dos alunos de 8º e 9º anos em relação à educação física escolar em uma escola pública

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Garcia, Maikil Gabriel [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A problemática desta pesquisa gira em torno do fenômeno do crescente desinteresse e desmotivação dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, já constatado em muitos estudos. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é buscar compreender as perspectivas dos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública, em relação à educação física escolar, nos seguintes aspectos: como avaliam as suas aulas; quais seus (des) interesses e (des) motivações diante delas; que importância atribuem à educação física; que expectativas possuem em relação a ela. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, respondido por 81 alunos escolhidos aleatoriamente. Os resultados indicam que os alunos gostam das aulas de educação física, mas lhe atribuem menor importância diante de outras disciplinas. Também apontam para a pouca diversidade de conteúdos nas aulas de educação física e pouca atenção do professor para as estratégias de ensino que poderiam motivar mais os alunos, o que contribui para o desinteresse. Conclui-se que a motivação intrínseca às atividades da educação física não vem sendo bem aproveitada, diminuindo a contribuição da disciplina para a formação educativa dos alunos, embora o professor não possa, sozinho, ser responsabilizado por esta situação

Descrição

Palavras-chave

Alunos, Educação fisica, Ensino fundamental, Educação física - Estudo e ensino, Exercícios físicos, School children

Como citar

GARCIA, Maikil Gabriel. As perspectivas dos alunos de 8º e 9º anos em relação à educação física escolar em uma escola pública. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.