Show simple item record

dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorPocay, Márcio Augusto Hansted [UNESP]
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:43Z
dc.date.available2015-12-10T14:07:43Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationPOCAY, Márcio Augusto Hansted. Física e música: o uso de canções como ferramenta auxiliar no ensino de física. 2014. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131815
dc.description.abstractIn this work we present a didactic proposal to use song lyrics for Physics Teaching aimed to High School level. Based on the work proposed by Zanetic (1990) that Physics is also Culture, we understand that its influence extends beyond the scientific boundaries, reaching spheres of knowledge where its presence is less obvious, such as the arts, especially Music. Based on proposals for Ramos and Gomes (2013), activities were conducted in two groups of second year of high school in the city of Rio Claro, each with an approach. In one of the classes the students received as material the lyrics of the songs printed and the other students were given a table along with the lyrics. In these materials the students identified physical concepts present in the songs Nuclear Shelter of the São Paulo band Premeditando the Breque and Manhattan Project of the Canadian band Rush. We observed during activities an improvement in the participation of students in theoretical discussions, probably due to a more favorable context for students to express themselves assigned by us to the activities with the songs. After performing the activities we demonstrated that you can enter the Music in the classroom not only as entertainment but as an aid in research and understanding of physical conceptsen
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma proposta didática de utilização de letras de canções para o Ensino de Física voltada para o nível Médio da Educação Básica. Partindo do pressuposto por Zanetic (1990) de que a Física também é Cultura, entendemos que sua influência se estende além dos limites científicos, alcançando esferas do conhecimento onde sua presença é menos óbvia, como as artes, em especial a Música. Baseando-se em propostas de Ramos e Gomes (2013), foram desenvolvidas atividades em duas turmas de segundo ano colegial de uma escola de ensino médio do município de Rio Claro, cada qual com uma abordagem. Em uma das turmas os alunos receberam como material as letras das canções impressas e na outra os alunos receberam uma tabela juntamente com as letras. Nesses materiais os alunos identificaram conceitos físicos presentes nas canções Abrigo Nuclear da banda paulistana Premeditando o Breque e Manhattan Project da banda canadense Rush. Observamos durante as atividades uma melhoria na participação dos alunos nas discussões teórica, devido provavelmente a um contexto mais favorável para que os alunos se expressem atribuído por nós às atividades com canções. Após a realização das atividades demonstramos que é possível inserir a Música na sala de aula não apenas como entretenimento, mas como elemento auxiliar na investigação e compreensão de conceitos físicospt
dc.format.extent69 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt
dc.subjectFisica nuclearpt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.titleFísica e música: o uso de canções como ferramenta auxiliar no ensino de físicapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000852965
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-22/000852965.pdf
unesp.undergraduateFísica - IGCEpt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record