Imposições negociadas: poder, saber e inculcação de valores do livro didático de história : uma análise dos livros adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012

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Data

2015-07-29

Autores

Tourinho Júnior, Washington [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work analizes the role of the didatic book of History in the process of socialization of the egressed students of the school system, to do so, the books adopted by the public education system schools were chosen as the object of analysis, speceifically the books directed for high school students, in their single volume version, being understood that these books consist, in reality, of a strategic space of power distribution, seizure of knowledge and the conduction of an intense and gradual process of inculcation of values were structured the interpretative axes that make up the thesis; As a starting point the didatic book is analyzed in its multiple dimensions, observing, thereunto, the composing elements of the didatic book, such as: The protocol rules that give dimension to its production, its textual discourse as well as the formative element of this discourse and, at last, the role carried by the editing industry in the production of the existing didatic books of History; the following approach will be the analysis of the space of power distribution and appropriation of knowledge in which is positioned the didatic book of History. To do this, we'll analyze the relation between the school environment and the academic environment, as constituents of the educational process, as well as the role carried by the History subject, for its curriculum and the teachers' manuals in the definition of the objectives that should be fulfilled by the didatic books of History; In the third point we'll analyze the ways of production and authorization of the didatic text, centering our analyzes in two important conditioners: the State, through its programs, parameters and norms for the elaboration of didatic books, and the editing industry, as a fundamental element in the operacionalization of the productive process of these books; lastly, an individual analysis of the didatic books of the chosen...
O presente trabalho analisa o papel desempenhado pelo livro didático de História no processo de socialização dos alunos egressos do sistema escolar. Para tanto, foram escolhidos como objeto de análise os livros adotados pelas escolas da rede pública de ensino, mais precisamente os livros direcionados ao ensino médio, na versão volume único; partindo-se de premissa de que esses livros consistem, na realidade, em um espaço estratégico de distribuição de poderes e apreensão de saberes e de realização de um intenso e paulatino processo de inculcação de valores, foram estruturados os eixos interpretativos que compõem o trabalho. Como ponto de partida, analisou-se o livro didático nas suas múltiplas dimensões, observando-se, para isso, os elementos formativos do livro didático, tal como: as normas protocolares que dimensionam a produção do mesmo; o discurso textual existente, assim como os elementos formativos desse discurso e, por último o papel desempenhado pela indústria da edição na confecção dos livros didáticos de História existentes. No segundo ponto de abordagem, abordamos o espaço de distribuição de poderes e apropriação dos saberes em que se insere o livro didático de História; para este fim avaliamos a relação existente entre o espaço escolar e o espaço acadêmico, enquanto constituintes do processo educacional, assim como o papel desempenhado pela disciplina História, pelo currículo e pelos manuais dos professores na definição dos objetivos a serem cumpridos pelos livros didáticos de História. No terceiro ponto, observamos as formas de confecção e autorização do texto didático, centrando nossas análises em dois condicionantes importantes: o Estado, através de seus programas, parâmetros e normas para a elaboração de livros didáticos; e a indústria editorial, enquanto elemento fundamental na operacionalização do processo produtivo...

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Socialização, Livros didáticos, Ensino médio

Como citar

TOURINHO JÚNIOR, Washington. Imposições negociadas: poder, saber e inculcação de valores do livro didático de história : uma análise dos livros adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012. 2015. 307 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.