Práticas educativas parentais: a deficiência auditiva pode fazer a diferença?

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2010

Autores

Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Carrara, Mariana Pinotti
Palamin, Maria Estela Guadagnucci
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This study analyzed the influence of the hearing impairment (HI) of children in the way their mothers treat them (between 5 and 12 years old). Two studies were carried out to investigate the social - educational parental practices (SEPP) and parental styles. The first study observed the parental educational practices of mothers dealing with children with and without HI, and the second study tried to verify whether mothers acted different in these same practices when considering either children with HI or children without HI. The results have shown that HI seems to modify SEPP concerning expressing opinions, asking questions, (Study 1) and setting limits (Studies 1 and 2), as well as practices of negative monitoring (Study 1), moral behavior, inconsistent punishment, discipline absence, physical abuse and, also, Parental Styles (Study 2).
Este estudo analisou a influência da deficiência auditiva (DA) dos filhos na forma como mães lidam com eles (entre cinco e doze anos). Investigaram-se habilidades sociais educativas parentais (HSE-Ps) e estilos parentais, comparando-se em dois estudos: 1) práticas educativas parentais de mães ao lidarem com filhos com e sem DA e, 2) tais práticas, quando usadas junto a filhos com DA e junto a filhos sem DA. Os resultados mostraram que a DA parece alterar HSE-Ps como: expressar opiniões, fazer perguntas (Estudo 1) e estabelecer limites (Estudos 1 e 2), assim como práticas de monitoria negativa (Estudo 1), comportamento moral, punição inconsistente, disciplina relaxada, abuso físico e, inclusive, estilos parentais (Estudo 2).

Descrição

Palavras-chave

Hearing loss, Education, Social skills, Parental styles, Deficiência auditiva, Habilidades sociais educativas, Inventário de estilos parentais, Práticas parentais

Como citar

Pensando Famílias, v. 14, n. 1, p. 141-162, 2010.