O transporte ferroviário no nordeste brasileiro e o potencial de desenvolvimento do sudoeste do Estado do Piauí

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Data

2016-01-04

Autores

Lopes, José Carlos Raulino [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Tem-se, no processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, o caminho escolhido para compreender um pouco da configuração espacial construída no nordeste do Brasil e a constituição da sua malha ferroviária. Em 1997, a malha ferroviária do nordeste foi concedida à Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), hoje Transnordestina Logística S.A. (TLSA), por meio do Programa Nacional de Desestatização (PND). Portanto, investigar a influência do transporte ferroviário no nordeste, enfatizando-se seu histórico, avaliando-se o processo de desestatização ocorrido em 1997 e suas perspectivas, assim como os resultados desta nova gestão, pós-desestatização (sob a iniciativa do capital privado), e as expectativas de desenvolvimento do sudoeste do estado do Piauí. Ressalta-se que, antes do recente e exponencial crescimento do agronegócio nos cerrados nordestinos, sobretudo no sudoeste do estado do Piauí, a região era apontada como sinônimo de pobreza, com baixos índices de produtividade agrícola, além de falência dos municípios. Para agravar, os poderes públicos se mostravam desarticulados ou descomprometidos com as novas demandas, gerando forte migração para as capitais, potencializando estes problemas. Hoje, porém, o cenário vem se transformando, sobretudo após o início da construção da estrada de ferro denominada Nova Transnordestina, que tem gerado grande expectativa, sendo apontada como vetor de desenvolvimento socioeconômico do sudoeste do estado do Piauí. Tal região vem sendo indicada como a última fronteira agrícola do país, situada em uma área maior, denominada MATOPIBA, a qual é formada por parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, referência em agroindústria, sobretudo da soja.
It has been in the process of territorialization, deterritorialization and repossession, the path chosen to understand some of the spatial configuration built in northeastern Brazil and the establishment of its rail network. In 1997, the railway network of the northeast was awarded to Northeast Railway Company - CFN today Transnordestina S.A. Logistics - TLSA, through the National Privatization Program - PND. Therefore, to investigate the influence of the railway in the northeast, emphasizing its history, evaluating the privatization process occurred in 1997 and its prospects, as well as the results of this new management, post privatization (under the initiative of private capital) and southwest of the development expectations of Piaui state. It is noteworthy that before the recent exponential growth of agribusiness in the northeastern savannahs, particularly in the southwestern state of Piaui, the region was identified as synonymous with poverty, low levels of agricultural productivity, as well as failure of municipalities. Compounding the government is showing inarticulate or unengaged with the new demands, generating strong migration to the capital, increasing these problems. Today however, the scenario is changing, especially after the start of construction of the railway called New Transnordestina, which has raised great expectations, being singled out as a vector of socio-economic development of the southwestern state of Piaui, pointed region as the last agricultural frontier of the country, which is situated in a larger area called MATOPIBA, formed by the states of Maranhão, Tocantins, Piauí and Bahia, a reference in agribusiness, especially soy.

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Palavras-chave

Estrada de ferro, Nova Transnordestina, Sudoeste do Piauí, MATOPIBA, Railway, New Transnordestina, Southwest Piauí

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