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dc.contributor.authorGoulart Júnior, Edward [UNESP]
dc.contributor.authorLipp, Marilda Emmanuel Noaves
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:51Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:51Z
dc.date.issued2011
dc.identifierhttp://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24773
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 2, p. 265-283, 2011.
dc.identifier.issn1678-166X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134658
dc.description.abstractThis survey attempted to find out whether or not the management styles adopted by schools can be associated with teacher stress. The study considered 175 teachers working with 1st‑to 4th grades in twelve public schools. The instruments first identified the leadership style predominant in the schools, then sought to identify the presence of stress in the teachers. Although stress was present in the majority of the teachers, an association with specific management styles could not be confirmed. This can be linked to the fact that the stress was already present in the teachers and did not allow the identification of additional influence by the schools’ leadership styleen
dc.description.abstractEste estudio buscó identificar si el estilo de liderazgo en las escuelas tiene asociación con la presencia del stress en los profesores que allí trabajan. Participaron 175 profesoras en 12 escuelas provinciales de 1ª a 4ª serie de la educación primaria. Los instrumentos de la investigación que fueron utilizados, buscaron identificar el estilo predominante de liderazgo en las escuelas y evaluar la presencia de stress en las participantes. Aunque se ha detectado stress en la mayoría de las profesoras, la asocia‑ ción no se ha confirmado. Esto puede estar relacionado con el hecho de que el stress ya existía anteriormente, no permitiendo detectar en ello la influencia adicional del estilo de liderazgo de las escuelas.es
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou identificar se o estilo de liderança nas escolas tem associação com a presença do stress nos professores que nelas atuam. Participaram dela 175 professoras alocadas em 12 escolas estaduais de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Os instrumentos de pesquisa utilizados procuraram identificar o estilo de liderança predominante nas escolas e avaliar a presença do stress nas participantes. Embora fosse detectado o stress na maioria delas, a associação referida não se confir‑ mou. Isso pode estar relacionado ao fato de que o stress já existia nas professoras, não permitindo detectar a influência adicional do estilo de liderança presente nas escolas.pt
dc.format.extent265-283
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Política e Administração da Educação
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectLeadership styleen
dc.subjectStressen
dc.subjectLiderazgoes
dc.subjectEstilo de liderazgoes
dc.subjectStresses
dc.subjectLiderançapt
dc.subjectEstilo de liderançapt
dc.subjectStresspt
dc.titleEstilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeLeadership style and stress: a research in public elementary schoolsen
dc.title.alternativeEstilo de liderazgo y stress: una investigación en escuelas provinciales de educación primariaes
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.fileISSN1678-166X-2011-27-02-265-283.pdf
dc.identifier.lattes8313576891394001
unesp.departmentPsicologiapt
dc.identifier.orcid0000-0002-4923-433X
unesp.author.lattes8313576891394001[1]
unesp.author.orcid0000-0002-4923-433X[1]
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