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dc.contributor.authorHellmeister, Luiz Antonio Vasques [UNESP]
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:02Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:02Z
dc.date.issued2012
dc.identifierhttp://proceedings.copec.org.br/index.php/wcca/article/view/252
dc.identifier.citationProceedings of World Congress on Communication and Arts, v. 5, p. 558-558, 2012.
dc.identifier.issn2317-1707
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134936
dc.description.abstractArt can be understood as a process in which knowledge is used to perform certain skills. From Latin ARS, technical means and / or ability, in Greece, there was the word art, but "Tekne", which originated from the word "technical." So art and technique are present in sculptures, paintings, shoes or ships. In this sense, designers, engineers and all professionals who use technology can be called artists. Considerations must be made regarding the level of energy embedded in the material from its production until its use, even considering recycling, sustainability and life cycle of materials. This study aimed to present the use of scanning technology and 3D virtual modeling and its application in prototyping with CNC (Computed Numerical Control) as a tool in current use cutting-edge courses in arts, design and engineering and their relations with sustainability.en
dc.description.abstractA arte pode ser entendida como o processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. Do latim ARS, significa técnica e/ou habilidade, na Grécia, não existia a palavra arte, e sim "tekné", da qual originou-se a palavra "técnica". Portanto arte e técnica estão presentes, em esculturas, pinturas, sapatos ou navios. Neste sentido, designers, engenheiros e todos os profissionais que aplicam tecnologia podem ser chamados de artistas. Considerações devem ser feitas em relação ao nível de energia embutida no material desde a sua produção até o seu uso, considerando-se ainda a reciclagem, a sustentabilidade e o ciclo de vida dos materiais. Este trabalho teve como objetivo apresentar o uso das tecnologias de escaneamento e modelagem virtual em 3D, e sua aplicação na prototipagem com CNC (Computed Numerical Control), como ferramenta de vanguarda em uso corrente nos cursos de artes, design e engenharias e suas relações com a sustentabilidade.pt
dc.format.extent558-558
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofProceedings of World Congress on Communication and Arts
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.titleA utilização da tecnologia nas artes, design e engenharia, como ferramenta de vanguarda e sustentabilidadept
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação Gráfica, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação Gráfica, Bauru, SP, Brasil
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.fileISSN2317-1707-2012-05-558-558.pdf
dc.identifier.lattes3618067810719564
unesp.departmentArtes e Representação Gráficapt
unesp.author.lattes3618067810719564
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