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dc.contributor.authorUrias, Guilherme Muniz Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorAssis, Alice [UNESP]
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:15Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:15Z
dc.date.issued2012
dc.identifierhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p207/22912
dc.identifier.citationCaderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 2012-228, 2012.
dc.identifier.issn1677-2334
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134988
dc.description.abstractIn this paper we analyzed and compared two Albert Einstein’s biographies. The first one was “Albert Einstein and his inflatable universe”, written by Mike Goldsmith. The second biography was “Einstein – his life and universe”, written by Walter Isaacson. The intention of this comparison was to identify convergent and divergent points between two books, beyond verifying the possible neglected important points of Einstein’s life suppressed by Goldsmith to facilitate the comprehension of the text. Such details are those that we consider important to Albert Einstein’s intellectual development, and may have significantly contributed to the development of his theories. For this, our analysis was grounded in Douglas Allchin’s perspective, whose work presents aspects in the rhetoric of the text that contribute to the Science and scientist mystification.en
dc.description.abstractNeste trabalho, propomos analisar e comparar duas biografias do físico Albert Einstein. A primeira foi “Albert Einstein e seu universo inflável”, escrita por Mike Goldsmith, e a segunda, “Einstein: sua vida, seu universo”, escrita por Walter Isaacson. O intuito dessa comparação é o de identificar os pontos convergentes e divergentes das duas obras, além de verificar os possíveis detalhes importantes da vida de Albert Einstein que possam ter sido negligenciados com a intenção de facilitar a compreensão dos conteú- dos abordados na obra de Goldsmith. Tais detalhes são aqueles que consideramos importantes no contexto do desenvolvimento intelectual de Albert Einstein, e que podem ter contribuído significativamente para a construção de suas teorias. Para tanto, fundamentamos a análise na perspectiva de Douglas Allchin, cujo trabalho apresenta aspectos na retórica de um texto que contribuem para a mitificação da ciência e do cientista. Palavras-chave: Divulgação científica. Mitificação da ciência.pt
dc.format.extent2012-228
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofCaderno Brasileiro de Ensino de Física
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPopular scienceen
dc.subjectScientific myth-conceptionsen
dc.subjectAlbert Einsteinen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectAlbert Einsteinpt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.titleAnálise de biografias de Einstein em dois livros de divulgação científicapt
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratingueta, Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha 333, Portal da Colinas, CEP 12516-410, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratingueta, Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha 333, Portal da Colinas, CEP 12516-410, SP, Brasil
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
dc.identifier.fileISSN1677-2334-2012-29-02-2012-228.pdf
dc.identifier.lattes7685860330861283
unesp.author.lattes7685860330861283[2]
unesp.author.orcid0000-0003-0933-1001[2]
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