O papel do ensino informal de ciências: uma análise sobre o impacto do show de energia sobre o interesse dos alunos para cursos das áreas de ciências exatas

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2012

Autores

Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]
Amorim, Carlos Eduardo Silva [UNESP]
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Our work aims to discuss the teaching of science in the context of informal education. Thus, we present and analyze the results of an initiative that we have made seeking to interest high school students to study sciences and technology. The Energy shows are activities which are presented in experimental demonstrations of science concepts to middle school students. After the show the students respond to a questionnaire which formed the basis for this study. The results indicate that the achievement of shows have had an impact on students.
Nosso trabalho tem por objetivo discutir o ensino de ciências no contexto da educação informal. Assim, apresentamos e analisamos os resultados de uma iniciativa que temos realizado buscando despertar o interesse de alunos do ensino médio para o estudo das ciências exatas e tecnológicas. Os shows de Energia são atividades nas quais são apresentadas demonstrações experimentais de conceitos científicos para alunos do ensino médio. Após a realização de cada show os alunos respondem a um questionário que serviu de base para a realização desse estudo. Os resultados obtidos indicam que a realização dos shows tem tido grande impacto sobre os estudantes.

Descrição

Palavras-chave

Science education, Informal education, Education, Exact sciences, Atividade experimental, Divulgação científica, Ensino de Física

Como citar

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, n. 2, p. 114-124, 2012.