Queixa escolar: uma nova proposta de avaliação

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Data

2013

Autores

Campos, Thaís Emília de [UNESP]
Silva, Kelly Cristina dos Santos [UNESP]
Luvizotto, Caroline Kraus

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Resumo

Ao iniciarmos nossa atuação numa Secretaria de Educação nos Setores de Psicologia e Psicopedagogia notamos que as práticas enfatizavam avaliação e diagnósticos dos alunos para encaminhamentos médico. Para as escolas da rede, o trabalho da equipe multidisciplinar era uma ponte para os serviços de saúde, bem como representavam o acesso a profissionais que poderiam medicar. Neste sentido, este estudo teve como objetivo refletir, a partir da atuação dos membros das equipes escolares e professores, sobre os entraves nos processos de ensino aprendizagem, buscando, especificamente, descentralizar o foco no aluno e promover um olhar mais amplo para as queixas escolares, que possa contemplar as relações que se estabelecem nas instituições. O estudo baseou-se em uma pesquisa-ação e a análise seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa. Por meio de nossas intervenções nas escolas percebemos o quanto os diagnósticos médicos são valorizadas pelos profissionais da educação e como estes são utilizados com justificativas para o fracasso escolar.

Descrição

Palavras-chave

Processo de ensino e aprendizagem, Queixas escolares, Equipe multidisciplinar, Fracasso escolar, Diagnósticos médicos

Como citar

Colloquium Humanarum, v. 10, n. especial, p. 1283-1290, 2013.

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