Design, implementação e estudo de uma rede sócio profissional online de professores de Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-03-12

Autores

Dantas, Sérgio Carrazedo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O interesse central deste estudo foi investigar processos de interação e de colaboração em uma comunidade online de professores de Matemática. Tomando como fundamentação teórica e metodológica o Modelo dos Campos Semânticos, procuramos dar visibilidade às características e à dinâmica das interações observadas. Para isso, desenvolvemos uma estrutura tecnológica que possibilitou que professores, envolvidos em um curso de extensão, pudessem dialogar com seus pares, e, por meio de suas tomadas de decisões, estabelecer redes colaborativas. Alcançamos uma clara relação entre a auto-gestão característica do modo de organização de uma comunidade online que criamos e aquilo a que viemos designar de interação colaborativa.
The central concern of this study was to investigate interaction and collaboration processes in an online community of mathematics teachers. Taking as theoretical and methodological foundation the Model of Semantic Fields, we try to give visibility to the characteristics and dynamics of interaction. For this, we have developed a technological structure that made it possible for teachers involved in an extension course, could talk to their peers, and through its decision-making, establishing their collaborative networks. We reached meet a clear relationship between self-management feature of the organizational processes of an online community that we create and what we have come to be called the collaborative interaction.

Descrição

Palavras-chave

Curso de GeoGebra, Interação colaborativa, Formação continuada de professores de matemática, Collaborative interaction, Continuing education of teachers of mathematics

Como citar