Caminhos e descaminhos da educação brasileira: um estudo dos problemas que motivam a evasão escolar no Ensino Médio, no município de Franca

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Data

2016-02-15

Autores

Silva, Helton Luís da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa busca averiguar quais os problemas que permeiam a evasão escolar no Ensino Médio, num estudo de caso no município de Franca, motivada pelo olhar do aluno em relação ao processo educacional inserido (Currículo do Estado de São Paulo). A visão de uma política pública educacional efetivada em 2009, abalizada pelos discentes, agentes primários na discussão engendrada. O trabalho apura a relação entre escola/aluno/trabalho e analisa os índices coletados, numa pesquisa quali/quanti. Soma-se ao debate a leitura histórico/contemporânea, sob a ótica de referenciais teóricos alusivos aos motes caracterizados no contexto da pesquisa. O levantamento dos índices via questionário, sob os diversos ângulos que envolvem o aluno em relação à escola pública, no compromisso democrático de participação nos processos decisórios. O recorte temporal abrange o período entre 2009 e 2013. A análise dos princípios orientadores para a prática educativa do Currículo do Estado de São Paulo é essencial ao processo de investigação, assim como outros documentos importantes nesse segmento. Levantamento bibliográfico, de dados institucionais de órgãos como o SEADE, Fundação Perseu Abramo, Prodesp, Gedae, etc., assim como referências conceituais em educação, filosofia, métodos de pesquisa, entre outros. Os índices coletados a partir de um questionário previamente aplicado a um grupo de 82 discentes contemplam considerações pessoais e a sua relação com o Ensino Médio: a escola, os docentes, a direção e outros aspectos relevantes ao processo educacional, além de possibilitar a análise junto aos critérios designados no cerne da pesquisa.
This research aims at investigating which problems permeate High School dropout, in a case study at the city of Franca, motivated by the student’s point view in relation to the inserted educational process (São Paulo State Curriculum). The view of an educational public policy actualized in 2009, competent by the teachers, primary agents in the engendered discussion. This paper ascertains by investigation the relation between school/student/work and analyses the gathered rates, in a qualitative/quantitative research. Adding to the debate, there’s a historical/contemporary reading, under the scope of the theoretical references allusive to the mottos characterized in the work context. The rate survey via questionnaire, under the diverse angles involves the student in relation to the public school, with the democratic commitment of participation in the deciding processes. The time clipping comprehends the period from 2009 to 2013. The analysis of the orienting principals to the educational praxis of the São Paulo State Curriculum is essential to the investigation process, as other important documents in this segment. Bibliographical survey from bureaus as Perseu Abramo Foundation, Prodesp, Gedae, etc, as conceptual references in Education, Philosophy, research methodologies among others. The rate survey from a questionnaire previously applied to a group of 82 scholars contemplates personal considerations and their relation with the High School: the school, the students, the direction and other aspects relevant to the educational process, besides enabling the analysis along with the designated criteria to the center of the research.

Descrição

Palavras-chave

Evasão Escolar, Currículo do Estado de São Paulo, Ensino médio, Educação, Democracia, School dropout, São Paulo State Curriculum, High school, Education, Democracy

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