As dificuldades para a gestão do PIBID a partir do olhar de coordenadores e colaboradores em subprojetos na Faculdade de Ciências Bauru: limites e possibilidades

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Data

2016-02-05

Autores

Arena, Rodrigo Magalhães [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Institutional Program of Initiation to Teaching, the PIBID, has by its nature the training of teachers. Focused on graduate students, the PIBID acts as a proposal for training beyond the mandatory classes, giving to the students that are entering the program, a great opportunity to improve their training as a teacher. Thus, this work focuses on a discussion of the PIBID at the Faculty of Sciences UNESP Bauru, aimed at subprojects of graduate students linked to the areas of Natural Sciences, Mathematics, Physics, Biology and Chemistry, working in an interdisciplinary way. I interviewed five teachers (three area coordinators and two contributors) seeking to verify, in their view, the understanding about the program and what were the major difficulties in the training of teachers. For contributors teachers and coordinators of the subprojects, interdisciplinarity has a very important role in the training of new teachers, and the PIBID allows to work this concept more broadly than just in the mandatory classes. However, a program so big like the PIBID comes with problems and it is in this context that this study was conducted. Coordinator teachers and contributors of the subprojects identified flaws in the program that may affect the activities proposed in the institutional design
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, tem por sua natureza a formação de professores. Focado nos graduandos de licenciatura, o PIBID atua como uma proposta de formação para além do estágio obrigatório, dando aos alunos que ingressam no programa, uma ótima oportunidade de aprimorar sua condição como docente. Nesse sentido, esse trabalho volta-se para uma discussão sobre o PIBID na Faculdade de Ciências da UNESP Bauru, voltado aos subprojetos das licenciaturas ligadas às áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Física, Biologia e Química, que trabalham de forma interdisciplinar. Foram entrevistados cinco docentes (três coordenadores de área e dois colaboradores), buscando verificar, em sua concepção, qual era a compreensão em relação ao programa e quais as dificuldades em potencias do programa para a formação de professores. Para os docentes colaboradores e coordenadores dos subprojetos, a interdisciplinaridade tem um papel muito importante para a formação de professores, e o PIBID permite se trabalhar esse conceito de forma mais ampla do que apenas em estágios obrigatórios. Porém, um programa da magnitude do PIBID vem acompanhado de problemas e é nesse âmbito que esse trabalho foi desenvolvido. Os docentes coordenadores e colaboradores dos subprojetos identificam falhas no programa que podem comprometer as atividades propostas no projeto institucional

Descrição

Palavras-chave

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil), Professores - Formação, Didática, Química - Formação de professores, Abordagem interdisciplinar do conhecimento, Teachers, Training of

Como citar

ARENA, Rodrigo Magalhães. As dificuldades para a gestão do PIBID a partir do olhar de coordenadores e colaboradores em subprojetos na Faculdade de Ciências Bauru: limites e possibilidades. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.