Análise da educação ambiental em uma agroindústria: um estudo de caso no município de Guararapes/SP

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Data

2016-03-23

Autores

Flozi, Carla Noli Bisco [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Intensifying competition and the increasing scarcity of natural resources make companies seek continuous improvement in order to manage and operate the agribusinesses. To overcome these obstacles and see them as opportunities, companies have made use of policies, systems, tools and processes in different orders. Many of these opportunities are linked to market and highlight positive image in society according to environmental practices, which provides benefits both for business and for society involved. In this context, environmental education is becoming a process allied industries to contribute to the formation of environmental awareness in the internal and external community. However, in this business sector, environmental education is an interesting area of knowledge to be studied in agribusiness. Because of this, this study aimed to analyze how environmental education is embedded in the organizational structure of the agricultural industry in the city of Guararapes / SP, with a view to environmental protection and conservation. Therefore, the survey was exploratory, qualitative approach, and adopted the case study. The data collection process was conducted through desk research, systematic observation and interviews. Employees who participated in the interviews were responsible for the environmental management system and environmental leaders, as they are directly linked with environmental area studied agribusiness. To perform the analysis of the data we used the content analysis. On the results obtained, it can be considered the existence of environmental education in the organizational structure of the agricultural industry, however, with specific actions and linked to environmental management, demonstrating resemble an administrative instrument.
A intensificação da competitividade e a escassez crescente de recursos naturais fazem com que as empresas busquem melhorias contínuas no modo de gerir e operar as agroindústrias. Para superar estes obstáculos e encará-los como oportunidades, as empresas têm lançado mão de políticas, sistemas, ferramentas e processos de diversas ordens. Muitas destas oportunidades estão atreladas ao destaque de mercado e imagem positiva perante a sociedade de acordo com práticas ambientais, o que proporciona benefícios tanto para as empresas como para a sociedade envolvida. Nesse contexto, a educação ambiental vem tornando-se um processo aliado às indústrias por contribuir com a formação de uma consciência ambiental na comunidade interna e externa. Contudo, neste setor empresarial, a educação ambiental é uma área de conhecimento interessante para ser estudada na agroindústria. Em função disto, esta pesquisa teve como objetivo, analisar de que forma a educação ambiental está inserida na estrutura organizacional de uma agroindústria do município de Guararapes/SP, tendo em vista a proteção e conservação ambiental. Para tanto, a pesquisa realizada teve caráter exploratório, abordagem qualitativa, e adotou o estudo de caso. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de pesquisa documental, observação sistemática e entrevistas. Os colaboradores que participaram das entrevistas foram os responsáveis pelo Sistema de Gestão Ambiental e os líderes ambientais, pois estes estão ligados diretamente com a área ambiental da agroindústria estudada. Para a realização da análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Diante dos resultados obtidos, pode-se considerar a existência da educação ambiental na estrutura organizacional da agroindústria, contudo, com ações pontuais e atrelada à gestão ambiental, demonstrando assemelhar-se a um instrumento administrativo.

Descrição

Palavras-chave

Environmental education, Organizational structure, Agribusiness, Environmental management, Agroindústria, Educação ambiental, Estrutura organizacional, Gestão ambiental

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