Um estudo das dissertações do programa de mestrado em educação da universidade estadual de londrina e sua importância como instituição de formação e capacitação de docentes para o ensino superior

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Data

2011

Autores

Jorge, Marcos [UNESP]
Silva, Maria Suely Fernandes da

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho realiza um estudo das dissertações do Mestrado em Educação, Área de Concentração Educação Escolar, da Universidade Estadual de Londrina, no período de 1995 a 2006, partindo da seguinte problematização: quais são as prováveis contribuições agregadas pelas dissertações do Mestrado, nesse período, ao campo do conhecimento quanto ao fenômeno da educação escolar? Objetiva fornecer subsídios a outros pesquisadores que possam se interessar pelo tema e encontrar material disponível para novos estudos, analisar a organização do Programa para detectar seu envolvimento social com a cidade de Londrina e seu entorno regional, especificamente, o norte do Paraná. Seu caráter é censitário-descritivo, com predominância de abordagem qualitativa, uma meta-análise dos trabalhos produzidos e aprovados. O mapeamento, com diagnósticos parciais, dessas produções permite concluir que são significativas suas contribuições ao processo de construção de políticas educacionais no âmbito local, mas principalmente na formação e capacitação de docentes para o ensino superior na região, bem como atender também o professorado das redes municipais da região. Proporciona também uma formação crítica de seus discentes para atuar na sociedade e na produção e transmissão do conhecimento como também para a construção coletiva da universidade.

Descrição

Palavras-chave

Mestrado - Educação, Universidade Estadual de Londrina-Capacitação de Professores, Ensino Superior

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5774-5783