Show simple item record

dc.contributor.authorNakao, Rosely Noriko
dc.contributor.authorPulucci, Cezar Antonio da Silva
dc.contributor.authorHaga, Mario Susumo [UNESP]
dc.contributor.authorHaga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:03Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:03Z
dc.date.issued2009
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9102-9112
dc.identifier.issn2175-7054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139879
dc.description.abstractCom o objetivo de dar um novo sentido à avaliação escolar, nós, professores e gestores da EE Antonio Marin Cruz, desenvolvemos práticas para inovar e criar novos caminhos na educação da nossa comunidade estudantil. A busca, de novos conceitos e referenciais teóricos em avaliação, foi feita através de leituras e discussões de textos nos HTPC’s, além de seminários apresentados por professores sobre capítulos de um livro. Pela inovação, buscamos explorar o potencial pedagógico para a aprendizagem pela própria avaliação. Isto é, fazer das provas de avaliação mais um instrumento para criar possibilidades para a produção e consolidação de conhecimentos. Foi necessário repensar a própria formulação das questões, a abrangência das questões relativas à totalidade dos conteúdos correspondentes à avaliação, o tempo para resolver as provas; e principalmente, dar ao aluno a oportunidade de fazer uma reflexão entre o que produziu e o que deveria ter produzido, e qual foi o “gap” de aprendizagem. Esta reflexão foi proporcionada através da prática de aplicação e reaplicação das provas, com direito às cópias das provas resolvidas individualmente na aplicação sem correções e sem gabaritos para a reaplicação com questões resolvidas por colegas de grupo de estudo na aplicação. Como resultado, observou-se maior motivação e envolvimento e mais autonomia do aluno no processo de aprendizagem e, conseqüentemente, alcançando melhor rendimento também em termos de notas.pt
dc.format.extent9102-9112
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectReflexãopt
dc.subjectMotivaçãopt
dc.titleReflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola públicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionE. E. Antonio Marin Cruz
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationE. E. Antonio Marin Cruz
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento deBiologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
dc.identifier.fileISSN2175-7054-2009-9102-9112.pdf
dc.identifier.lattes3558054469670536
dc.identifier.lattes3832034837641381
unesp.departmentFísica e Químicapt
unesp.departmentBiologia e Zootecniapt
unesp.author.lattes3558054469670536
unesp.author.lattes3832034837641381
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record