A política pública para a formação docente no brasil

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Data

2014

Autores

Palma Filho, João Cardoso [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O texto da presente comunicação trata de relato de investigação, realizada com a finalidade de discutir a situação atual, tanto no âmbito acadêmico como na esfera normativa, dos principais aspectos da política educacional voltada para a formação docente para exercício profissional na educação básica, em seus diferentes segmentos (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A partir de um breve retrospecto fundamentado em pesquisas já realizadas e divulgadas em livros e revistas especializadas, por estudiosos da temática, entre outros, por Saviani (2008, 2009 e 2011, Gatti (2013). Trata-se de pesquisa focada em textos acadêmicos e também aqueles produzidos no âmbito normativo (pareceres, resoluções, deliberações e indicações) discutidas e aprovadas no âmbito do Conselho Nacional de Educação e Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, no tocante a matéria em questão. O principal resultado apresentado pelo estudo é o de servir para embasar as discussões relacionadas com o tema na esfera do Conselho Estadual de Educação, bem como no Fórum Estadual de Educação, nos quais participo como Conselheiro e membro representante do próprio Conselho Estadual.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Política educacional, Esfera normativa

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7087-7099