No dia 25 de Setembro de 2023, faremos a migração do Repositório Institucional para a versão 7.6 do sistema DSpace. Por este motivo, o Repositório Institucional ficará indisponível neste dia. Contamos com a compreensão de todos.

Show simple item record

dc.contributor.authorBenetti, Bernadete [UNESP]
dc.contributor.authorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:43Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:43Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5175-5185
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141612
dc.description.abstractApresentamos parte de uma pesquisa realizada nos anos de 2010 e 2011, com professoras de duas escolas públicas de Ensino Fundamental, localizadas em Marília e Rio Claro, municípios do Estado de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo investigar perspectivas didáticas quanto ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados envolveu diferentes procedimentos, como elaboração e discussão de projetos de ensino, aplicação de questionário e realização de entrevistas. Neste trabalho apresentamos perspectivas das participantes quanto a implementação de atividades práticas e experimentais. Os relatos indicaram que as professoras depositam uma grande expectativa nas atividades práticas, como uma forma de superar os problemas das aulas tradicionais, acreditando que assim poderiam proporcionar um melhor aprendizado e maior interação didática. A carência da formação e as faltas de material, espaço físico e curricular, são fatores apontados pelas professoras como barreiras para a utilização desse procedimento didático.pt
dc.format.extent5175-5185
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.titleAtividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamentalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5175-5185.pdf
unesp.departmentEducaçãopt
unesp.author.lattes7030930072460405[1]
unesp.author.orcid0000-0003-3570-6364[1]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record