A fotografia como instrumental no ensino de geografia: uma proposta de material pedagógico para uso em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

No mundo imagético em que vivemos, o uso da fotografia como instrumental didático pedagógico é de suma importância em qualquer nível de ensino. No caso do ensino da Geografia, o uso da imagem fotográfica é importante para o professor, pois vem de encontro aos anseios dos alunos que estão chegando às escolas e as universidades, não só como um atrativo didático, mas também como forma de participação ativa dos discentes. A tecnologia computadorizada tem facilitado o acesso e uso de instrumentos e meios na produção de imagens, seja a máquina fotográfica digitalizada, o tablet, o telefone celular e outros instrumentos pertinentes, inclusive economicamente mais acessíveis. A proposta aqui apresentada é uma forma de enriquecer a prática com o uso da fotografia para ilustrar as aulas e ativar a participação dos alunos como coautores na produção de material imagético para fins didáticos pedagógicos. Neste sentido, se inclui a criação de bancos de imagens e a análise e interpretação coletiva das imagens para a criação de protocolos para o uso das fotografias.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10065-10074

Itens relacionados

Financiadores