A voz de futuros professores: um recurso didático para formação inicial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
Silva, Marilda da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O objetivo deste estudo é mostrar lembranças de práticas pedagógicas vivenciadas durante a trajetória escolar por 80 alunos que cursaram a Graduação em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara/UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno). As fontes foram produzidas no âmbito da disciplina Didática II, que compõe a grade da respectiva graduação. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que permite levar em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Obteve-se informações sobre a lógica estrutural da produção da história de escolarização e dados sobre os tipos de práticas pedagógicas que são efetivadas nos diferentes níveis de ensino. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, temos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita. Seguramente tais dados permitem uma larga reflexão sobre o que auxilia e o que não auxilia a aprendizagem do aluno, do ponto de vista do aluno que se prepara para ser professor.

Descrição

Palavras-chave

Formação inicial, Histórias de escolarização, Práticas pedagógicas

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2021-2032