Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Somensi, Camila [UNESP]
Oittica, Cristine Reis [UNESP]
Vicente, Luciano Aparecido [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

O presente trabalho visa refletir sobre as fragilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (DCN/P, 2006), indagando sobre a articulação ou não do curso como licenciatura ou bacharelado, considerando as demandas da organização do trabalho no mundo contemporâneo. Com esse objetivo analisaremos as DCN/P (2006) e seu processo de planejamento e implantação, observando a opinião crítica de especialistas em educação . Elencamos algumas críticas tecidas por esses teóricos sobre a legislação e por fim discutiremos sobre uma questão que emerge ao analisarmos as DCN/P (2006): A pedagogia é apenas licenciatura como foi explicitado na lei ? A metodologia escolhida foi pesquisa bibliográfica, buscando-se interpretar os dados a partir da perspectiva dialética, que considera os objetos de estudo a partir de sua contradição e conflito. O curso de Pedagogia em virtude das DCN/P (2006) foi definido apenas como licenciatura, em uma tentativa de agrupar os conhecimentos de licenciatura e bacharelado. Porém essa organização do processo formativo acaba prejudicando a formação do pedagogo, tanto como professor da educação básica, como gestor escolar e também como pedagogo em espaços não escolares. O curso de pedagogia ao propor formar para muitas atividades (professor, gestor, pesquisador, pedagogo extra-escolar), acaba não formando adequadamente para nenhuma das funções que se propõe. Nesse sentido, como alunos desse curso propomos como urgente uma revisão das DCN/P (2006) com o intuito de assegurar uma diretriz curricular que forme para a licenciatura e, também, uma outra que forme para o bacharelado.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Diretrizes curriculares da pedagogia, Licenciatura e bacharelado

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7884-7896