Encontros com a terceira idade e com a extensão: relato de uma experiência de intervenção em Psicologia

Imagem de Miniatura

Data

2015-09-02

Autores

Thaís Souza Paulillo [UNESP]
Ana Vitória Borges Geraldi [UNESP]
Mariana Cataldi Altieri [UNESP]
Monica Oliveira [UNESP]
Mariele Rodrigues Correa [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper reports the experience of intervention with seniors groups in an activity called "Encontros com a Terceira Idade", offered in the extension project "Universidade Aberta à Terceira Idade" (UNATI) of the Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), campus of Assis. The activities happen every week in the form of thematic workshops, following the operating group reference (PICHON-RIVIERE, 1985), with an hour and-a-half each. The purpose of the activities is to promote intervention strategies in the form of groups that can produce the expansion of the subjectivity of the elderly in order to combat the social isolation that many are submitted and also to promote (re) meanings of the aging process.
Este trabalho é um relato da experiência de intervenção com grupos de idosos em uma atividade denominada “Encontros com a Terceira Idade”, oferecida no projeto de extensão “Universidade Aberta à Terceira Idade” (UNATI) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis. As atividades acontecem semanalmente, no formato de oficinas temáticas, seguindo o referencial de grupo operativo (PICHON-RIVIÈRE, 1985), com uma hora e meia de duração. O objetivo das atividades é fomentar estratégias de intervenção no formato de grupos que possam produzir a expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social a que muitos estão submetidos e também de promover (res)significações do processo de envelhecer.

Descrição

Palavras-chave

Aging, Group, Subjectivity, Envelhecimento, Grupo, Subjetividade

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.