Políticas públicas educacionais voltadas à terceira idade: um comparativo entre Brasil e Portugal

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Data

2015-09-10

Autores

Lauria, Bianca Vince [UNESP]
Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper deals with the existing educational policies in Brazil and Portugal aimed at Elderly. Since population aging is a reality worldwide, public policies aimed at this segment of the population are needed to ensure the rights of these people. With regard to education, it has a key role to an old age with quality of life as it able older people to keep their minds active, and remain embedded in social contexts. Therefore, we tried to observe the existing policies in this area in Brazil and in Portugal in order to perform a comparation able to contribute to this debate.
O presente trabalho trata das políticas públicas educacionais existentes no Brasil e em Portugal voltadas para a Terceira Idade. Visto que o envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo, políticas públicas direcionadas a esse segmento da população são necessárias para garantir os direitos delas. No que se refere à educação, esta tem um papel fundamental para uma velhice com qualidade de vida, uma vez que permite aos idosos manterem suas mentes ativas, além de permanecerem inseridos em contextos sociais. Assim, buscou-se observar as políticas existentes nesse âmbito tanto no Brasil como em Portugal a fim de realizar um comparativo que possa contribuir para esse debate.

Descrição

Palavras-chave

Aging, Public policy, Permanent education, Envelhecimento, Políticas públicas, Educação permanente

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.