Cientistas poetas: produção literária por discentes de um curso de bacharelado em Ciências Biológicas da UNESP

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Data

2015-08-28

Autores

Sisdeli, Marcos [UNESP]
Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
Galhardi, Diogo de Oliveira

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The study in biological sciences have became more and more multidisciplinary, requiring from students increase the variety of knowledge areas to deal to the subject-matters. The UNESP/CLP was founded in 2002 in São Vicente/SP offering the Biological Sciences Graduation, with the Marine Biology and Coast Management licences, themes highly multidisciplinary. The work load in this graduation is extremely high and the student gives off exhausting hours with the majors, its homeworks and studying, aiming graduate a biologist. However, part of this student community resorts to composing, like writing poetry. The objective of this study was try to identify possible justification of students writing poetry, by analytical study of poetry and semi-structured interviews. The topics covered in the students’ poetry and their answer to the interviews indicate a possibly “relief valve” present in their production and a high variety of others relief valves to the heavy routine of the students. These partial results agree to some of the stress keys in the development of Burnout Syndrome, cited by Maslach and Jackson (1981), and also slightly to the idea of coping by Lazarus and Folkman (1984). More studies are necessary to prove the formulated hypothesis.
O estudo de ciências biológicas está se tornando cada vez mais multidisciplinar, em função das exigências de interdisciplinaridade tanto no ensino quanto na pesquisa, exigindo do estudante entendimento de cada vez mais áreas do conhecimento a fim de tratar os temas de trabalho. A UNESP/CLP foi criada em 2002 em São Vicente/SP com o curso de bacharelado em Ciências Biológicas com Habilitações em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, temas essencialmente multidisciplinares. A carga horária do curso é extremamente alta e o aluno desprende exaustivas horas com disciplinas, trabalhos e estudos, com o intuito de se formar cientista biólogo. No entanto, uma parcela desta comunidade recorre, em suas horas livres, à produção literária, como produção de poesias. O intuito deste trabalho foi tentar identificar possíveis justificativas para a realização desta produção, através do Estudo Analítico do Poema e Entrevista Semiestruturada. Os temas abordados e respostas às entrevistas, até o momento, indicam uma possibilidade de “válvula de escape” presente nesta produção e uma alta gama de outras válvulas de escape da rotina pesada destes alunos. Os resultados parciais conferem com alguns pontos citados como chaves ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout segundo Maslach e Jackson 1981 e também conferem brevemente com uma ideia de coping do modelo de Lazarus e Folkman 1984. Maior aprofundamento ainda é necessário para comprovar as hipóteses levantadas.

Descrição

Palavras-chave

Poetry, Biology, Stress, Poesia, Ciências biológicas, Estresse

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.