LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a educação de surdos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-09

Autores

Torres, Julio Cesar [UNESP]
Jesus, Beatriz Melo Souza de [UNESP]
Oliveira, Veridiana Santana de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This Project carries out a discussion alongside the academic community and other types of public as to use LIBRAS as a social tool for inclusion of the deaf. One of the objectives of this work is to make people understand the process of educating a deaf person and to promote the interaction between the outside and the deaf community, approaching and discussing the historical context of the education of the deaf in Brazil. On the other hand, this work seeks to bring students that are becoming teachers closer to this reality as well as teachers from basic education levels that are already teaching.
Este Projeto de Extensão desenvolve uma discussão junto à comunidade acadêmica e público externo da LIBRAS como ferramenta social de inclusão do surdo. O trabalho objetiva capacitar os participantes do Projeto a compreender o processo de educação de surdos e promover a integração com a comunidade surda, utilizando-se da LIBRAS, abordando e discutindo o contexto histórico da educação dos surdos no Brasil, sua comunidade linguística e o bilinguismo. Por outro lado, este trabalho de extensão visa a aproximar os alunos dos cursos de formação de professores, bem como professores da educação básica já em atividade docente, com uma realidade cada vez mais presente no cotidiano escolar: a inclusão social.

Descrição

Palavras-chave

Deafness, Inclusion, Education for the deaf, Surdez, Inclusão, Educação de surdos

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.