Submissões recentes

  • Casa-caixa: Celestina e sua geometria instável

    Segura, Roberta Costa Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017) [Dissertação de mestrado]
    A dissertação tem como objetivo traçar um paralelo entre a obra da artista e a casa de uma moradora em situação de rua, que sob o seu olhar, possuía um interesse estético, assim como em uma escultura, instalação ou objeto ...
  • Epicentro: a margem

    Ponce Valdivieso, Leopoldo Alejandro Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017) [Dissertação de mestrado]
    O presente texto reúne uma série de fragmentos que buscam mapear a “margem” do trabalho de arte, por meio de digressões que se estendem em torno e a partir de um conjunto recente de trabalhos. Tais comentários marginais, ...
  • A Proposta Circular: um caminho em busca de aulas de artes além das muralhas

    Oliveira, Amanda Carvalho de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho surgiu pela necessidade de conciliar os desejos e necessidades da aluna rebelde, que ainda vive em mim, com as experiências e teóricos, que a atual professora que sou, enxerga. Neste intuito apresento algumas ...
  • Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística

    Valim, Natália Cabrera Flores Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Refletindo sobre o espaço de construção do saber antes permeado pelas discussões sobre produções artísticas e pelo diálogo e agora tomado por certezas e pelo monólogo, uma primeira evidência: o distanciamento entre minha ...
  • Descaminhos da experiência: uma jornada de investigação com estudantes na construção de sentidos na e para a experiência

    Neris, Rodrigo Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho relata a pesquisa de um professor sobre a experiência estética em sua pratica docente, a qual apresenta uma abordagem sobre experiência, educação e ensino de arte na perspectiva do par experiência/sentido ...
  • Um relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SP

    Mirio, Ana Maria Minici Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Diante do crescente destaque do processo da mediação cultural no contexto das instituições museológicas brasileiras, as questões relativas à formação do educador/mediador, que é o profissional responsável por estabelecer ...
  • Na poética dos rascunhos o encontro com a criação

    Vara, Glória Cristina Camargo Nonato Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa aborda a gênese da criação artística, a busca e a argumentação da criação através da experimentação e dos registros de processos de criação artística. Trata-se de um estudo da criação através de trabalhos ...
  • Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra

    Fernandes, Gustavo Henrique de Faria Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho reflete sobre estados de presença e encontro numa escola estadual do interior de São Paulo tendo a arte como afeto. Para tanto, a proposta, a partir de pesquisa narrativa, foi analisar a escola como ...
  • Educação sonora na escola básica: proposta e reflexão

    Precinott, Fabíola Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma proposta que abarca exercícios voltados para educação sonora. O objetivo desse processo educacional foi motivar os alunos da Escola Estadual Dr. Felício Laurito, em Santo ...
  • Aula de arte com surdos: criando uma prática de ensino

    Cruz, Andreza Nunes Real da Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Na escola bilíngue, alunos surdos e professores ouvintes estão junto para construir seus processos de ensino e aprendizagem. A análise desta relação ao longo dos anos revela um histórico de dominação e controle cultural. ...
  • A implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ: desafios e perspectivas

    Vieira, Márlon Souza Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação pesquisou a implementação do ensino de música na rede municipal de ensino de Seropédica/RJ. Os objetivos foram: (1) investigar este processo, desvelando os principais desafios e as perspectivas para a ...
  • Fragmentos de experiências: reflexões sobre uma prática docente emancipatória

    Fríscio, Fabiana Campacci Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa compartilha experiências de educação e na educação, sobretudo a pública. Foi baseada em experiências como professora de Artes, acumuladas durante dez anos junto às escolas municipais de São Paulo, com turmas ...
  • A paisagem sonora da sala de aula: escuta e criação, desenvolvimento da compreensão musical e da consciência sobre ecologia acústica

    Rodrigues, Patrícia Silva Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho apresenta e discute uma proposta pedagógica, cujo objetivo foi desenvolver escuta e a criação de Paisagens Sonoras para favorecer o desenvolvimento da compreensão musical e também da consciência a ...
  • Aos pés de uma árvore lavei meus olhos para enxergar o mistério: experiência na educação infantil

    Santos, Alberto Rodrigues dos Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016) [Dissertação de mestrado]
    O trabalho em questão tem como tema central a Lei 10.639/03 nas aulas de Artes, especificamente, na educação infantil. Nele, são questionadas possibilidades de implementar tal lei em um sistema de ensino baseado na educação ...