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dc.contributor.advisorChristov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Alberto Rodrigues dos [UNESP]
dc.date.accessioned2016-08-04T19:42:55Z
dc.date.available2016-08-04T19:42:55Z
dc.date.issued2016-07-04
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142816
dc.description.abstractO trabalho em questão tem como tema central a Lei 10.639/03 nas aulas de Artes, especificamente, na educação infantil. Nele, são questionadas possibilidades de implementar tal lei em um sistema de ensino baseado na educação tradicional, tendo como metas ações que estimulem novas formas de aprendizado. Neste trabalho, proponho uma experiência étnico-racial a partir da contação de histórias de mitos africanos aos pés das árvores localizadas no jardim da EMEI Moacir Faria, em Piraju-SP. Engendramos um processo com vários caminhos possíveis de se percorrer o território africanidade, criando uma rede, ou rizoma, de elementos motivacionais contidos no próprio meio natural em que se deu a experiência. Assim, baseado nos griôs, e em minha trajetória de vida, reflito sobre esta experiência aos pés das árvores. É neste entrelaçamento de mitos contados aos pés de árvores, com a experimentação artística de forma performática, por vezes pelo jogo, ora ritualística, ora artesanal, que se propicia, com a imaginação criadora, a construção do conhecimento e a criação artística em vias de mãos duplas: alunos e professor.pt
dc.description.abstractThis work of research is focused on the Law 10,639 / 03, about Art classes, specifically in early childhood education. It calls into question the possibility to implement this law in an education system based on European methods, aiming to propose actions to encourage new forms of learning. In this paper we propose an ethnic-racial experience from storytelling of African myths at the foot of trees located in the garden of Moacir Faria kindergarten, in Piraju, state of São Paulo. We engendered a process with many possible ways to navigate the territory of africanity, creating a network or rhizome of motivational elements in the own natural environment where the experience occurred. Thus, based on “griôs”, we propose an experiment under the trees of our school reinventing the custom of africans gathered around baobab trees to know the stories of their ancestors. And in this interweaving of myths told under the trees with artistic experimentation, sometimes in a performatic way, or through the game, sometimes in a ritualistic way, sometimes on handmade works, which provides, through the creative imagination of children, building knowledge and creating art .en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectAfricanidadept
dc.subjectArt and educationen
dc.subjectEducation of childrenen
dc.subjectCultureen
dc.subjectAfricanityen
dc.titleAos pés de uma árvore lavei meus olhos para enxergar o mistério: experiência na educação infantilpt
dc.title.alternativeThe feet os a tree washed may eyes to see the mystery: experience in early childhood educationen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes (mestrado profissional) - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaEnsino de artespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000872331
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.lattes6759357428919652
dc.identifier.lattes0881287710938442
unesp.author.lattes6759357428919652
unesp.advisor.lattes0881287710938442
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