Percepção de ex-alunos sobre a contribuição do Serviço Extramuro Odontológico (SEMO) da FOA – UNESP na formação profissional

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Data

2004

Autores

Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
Saliba, Nemre Adas [UNESP]
Garbin, Cléa Adas Saliba [UNESP]
Arcieri, Renato Moreira [UNESP]
Saliba, Orlando [UNESP]
Zina, Lívia Guimarães [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The extension activities aim at meeting a specific social demand, revitalizing and improving the teaching and consequently stimulating the research and the extension itself, contributing later to the transformation of the social reality. Since 1964, through an agreement with the City Hall of Araçatuba, the Araçatuba Dental School - UNESP (FOA) develops the Extramural Dental Service (SEMO). With the purpose of evaluating the importance of SEMO in the professional formation, it was verified the perception of former FOA graduation students, graduated in 1999, about this service, through a question annexed to the discipline’s evaluation, sent them by mail. In this study, the results obtained as answer and analyzed through the technique of social research denominated content analysis are presented. In the answers, quotations referring to the professional formation, to the work in public health services, to the social character of the service, to the clinical activities and the positive and negative aspects of SEMO can be found. The results confirm that the extramural activities developed in FOA - UNESP contributed to the professional formation of the former academics, qualifying professionals committed to the collective oral health.
As atividades de extensão objetivam atender uma demanda social específica, revitalizando e aperfeiçoando o ensino e, conseqüentemente, estimulando a pesquisa e a própria extensão, contribuindo posteriormente para a transformação da realidade social. Desde 1964, por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, a Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP (FOA) desenvolve o Serviço Extramuro Odontológico (SEMO). Com o propósito de avaliar a importância do SEMO na formação profissional, foi verificada a percepção de egressos do curso de graduação da FOA, formados em 1999, sobre esse serviço, por meio de uma questão anexada à avaliação da disciplina, enviada por correio a eles, sendo apresentados, neste trabalho, os resultados obtidos como resposta e analisados pela técnica de pesquisa social denominada análise de conteúdo. Nas respostas, foram encontradas citações referentes à formação profissional, ao trabalho em serviços de saúde pública, ao caráter social do serviço, às atividades clínicas e aos aspectos positivos e negativos do SEMO. Os achados confirmam que as atividades extramuros desenvolvidas na FOA – UNESP contribuíram para a formação profissional dos ex-acadêmicos, capacitando profissionais comprometidos com a saúde bucal coletiva.

Descrição

Palavras-chave

Extramural dental program, University extension, Dentistry, Public health program, Dental education, Biológicas, Saúde, Serviço odontológico extramuro, Extensão universitária, Odontologia, Programa de saúde pública, Ensino odontológico

Como citar

Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 2, p. 149-162, 2004.