A universidade e a extroversão do conhecimento nas áreas de arqueologia pré-colonial do Brasil, etnoarqueologia e etnohistória

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Data

2005

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: O Projeto Museu/Universidade: A Extroversão do Conhecimento insere-se na área de Ciências Humanas e sua proposta abrange dois eixos temáticos: Difusão do Conhecimento e Atividades Artístico-Culturais, especificamente nas áreas de Arqueologia Pré-Colonial do Brasil, Etnologia e Etnohistória. Esse projeto teve início no ano 2000. Objetivos: Os objetivos do projeto em epígrafe são cadastrar, analisar e promover curadoria do acervo arqueológico do Museu do Índio de Iepê, SP, montar exposições permanentes e itinerantes sobre a história e a préhistória dos índios do Oeste Paulista, montar kits didáticos com peças arqueológicas para que os alunos do Ensino Médio e Fundamental possam manusear durante aulas práticas, manter monitor e funcionários do Museu preparados para o acompanhamento das aulas práticas, pois eles são multiplicadores da divulgação do conhecimento produzido na Universidade, realizar oficina de cerâmica utilizando a técnica da oleira guarani e cursos de atualização para atender professores do Ensino Fundamental e Médio, elaborar material didático para o Ensino Fundamental e Médio como revistas educativas, textos, CD-ROM e promover visitas monitoradas para a comunidade em geral. Métodos: O projeto em epígrafe desenvolve atividades variadas, portanto as metodologias são variadas. Para cadastrar, analisar e promover curadoria do acervo arqueológico do Museu do Índio de Iepê, SP está sendo utilizada metodologia desenvolvida por Faccio, 1999. Para montar exposições e Kits didáticos tem-se buscado a experiência obtida durante a realização das pesquisas arqueológicas aliado aos interesses da comunidade. A atualização do monitor e funcionários do Museu é realizada mediante leituras e discussão em grupo. Os cursos e oficinas destinados aos professores visam o preparo dos mesmos para que esses possam ser multiplicadores do conhecimento em sala de aula. A elaboração de materiais didáticos é realizada a partir das dificuldades ou lacunas de conhecimento notadas durante as visitas monitoradas ou reivindicação dos professores que buscam assessoria junto a esse projeto. As assessorias são realizadas de forma presencial na FCT-UNESP ou por e-mail. Resultados: O Projeto tem propiciado a um grande número de professores do Ensino Fundamental e Médio e aos funcionários do Museu, cursos de atualização referentes ao que se produz na Universidade de conhecimento nas áreas de Arqueologia Pré-Colonial do Brasil, Etnoarqueologia, e Etnohistória.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 022

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