Escola Normal de Piracicaba (1913-1945): patrimônio estético-cultural

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-09-06

Autores

Giacomo, Marcia Scarpari de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação trata da temática da investigação histórica educacional brasileira, circunscrita à cidade de Piracicaba, na abordagem de elementos relativos ao período de edificação e da história das fases iniciais da primeira Escola Normal de ensino público e laico deste centro urbano. Por meio de fontes advindas do acervo da Escola Normal de Piracicaba (atual Escola Estadual Sud Mennucci de Piracicaba), de estudos bibliográficos relacionados ao tema e de entrevistas realizadas com antigos alunos da instituição referida, este trabalho se propôs, sob a adoção do método qualitativo, enfocar questões pertinentes à cultura estética, desenvolvida e ambientada nesta instituição, no período entre 1913 e 1945. Apresenta o escopo de investigar, registrar e descrever o que concerne à concepção desta cultura nesse espaço/tempo – tanto a que emoldurou o edifício da Escola Normal de Piracicaba, quanto a que foi desenvolvida por educadores que lecionaram nessa instituição escolar, no período que compreende, no âmbito político nacional, a Primeira República e o Estado Novo. Este trabalho implica também refletir sobre o extravasamento dessa cultura do microcosmo escolar para o macrocosmo urbano, ou seja, evidenciar a divulgação da estética produzida por antigos professores e alunos formados na instituição para o universo da cidade de Piracicaba.
This dissertation concerns the historic research of brazilian education, circumscribed in the city of Piracicaba, addressing elements of the early stages of the first Normal School of public and laic education. . Through sources of the Escola Normal de Piracicaba (nowadays known as “Escola Estadual Sud Menucci de Piracicaba”), referring to bibliographical studies related to the subject and interviews with former students of the institution, this study proposes, through the adoption of the qualitative methode, to focus on issues relevant for the aesthetic culture, developed in this institution, during the period between 1913 and 1945. Proposing to to assess , rescue and report what concerns the conception of this culture in this space/time - the one that framed the building of the Normal School of Piracicaba, as well as the one developed by educators who have taught in this institution in the period comprising the national political context of the First Republic and the “New State”. The objective of this work is to reflect about the spillover of this school microcosm culture for urban macrocosmo, that is, to highlight the disclosure of aesthetics produced by former teachers and graduates from the institution, to the universe of the city of Piracicaba.

Descrição

Palavras-chave

Educação - história, Instituição educacional, Cultura, Estética

Como citar