Programa de ensino de ciências (PROENC)

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Data

2013

Autores

Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]
Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O Programa de Ensino de Ciências (PROENC) é um projeto voltado para a divulgação de conteúdos de Ciências, relacionados com o conteúdo programático do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Com esse objetivo, foram implantados sites educativos, de ensino de Química e de Ciências, com a proposta de facilitar o acesso ao conhecimento, independentemente da distância, da raça e do país de origem, à pessoas que procuram conhecimentos específicos. Objetivos: O PROENC tem como propósito a produção e divulgação de conteúdos digitais de Ciências, relacionados com o conteúdo programático do Ensino Fundamental, Médio e Superior, com a proposta de privilegiar o Aprender Fazendo, colocando à disposição dos interessados uma nova fonte de consulta em português. Métodos: Para alcançar os objetivos propostos, o PROENC tem produzido, adaptado e disponibilizado, hipertextos com conteúdos de ciências (especificamente de Física, Química e Matemática), artigos de divulgação, vídeo-aulas, animações, applets, simulações, tutoriais, DVDs. Além disso, são elaborados, semanalmente, elementos tais como: figuras, diagramação, captura de telas (utilizando softwares adequados), para a produção de materiais didáticos (livros, CDs, vídeo-aulas) e dos conteúdos digitais. Resultados: Este projeto vem atendendo um número cada vez maior de pessoas, principalmente através dos sites do Proenc, do Cálculo e do e-quimica. A demanda total, tanto do público interno como externo, vem aumentando ano a ano. Além de conteúdos digitais, são produzidos livros didáticos, levando em conta experiências adquiridas junto a cursos de extensão ministrados e no desenvolvimento do projeto como um todo. Os sites estão em constante manutenção e atualização, sempre com a preocupação de pesquisar, estudar e produzir novos e melhores conteúdos, com a perspectiva de aumentar ainda mais o número de acessos a eles. Ainda, projetos como este tem possibilitado uma oportunidade a mais para o aprimoramento do saber científico dos alunos bolsistas, o que irá garantir diferencial mercadológico e amadurecimento acadêmico dos mesmos. Com isso, uma atividade como esta, voltada para a produção, sistematização e divulgação de conhecimentos e métodos, constitui-se como um processo educativo, cultural e científico que une o Ensino e a Pesquisa, permitindo também uma integração maior entre a Universidade e a Sociedade, através da democratização do saber.

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Tecnologia, Ciências

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10036