Propostas de práticas educativas sobre meio ambiente em um assentamento rural (Ilha Solteira, SP)

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Data

2013

Autores

Alkimin, Gilberto Dias de [UNESP]
Simonato, Danitielle Cineli [UNESP]
Leite, Mauricio Augusto [UNESP]
Dourado, Robson [UNESP]
Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A proposta de inserção da temática ambiental por meio da Educação Ambiental (EA) é algo inerente à sociedade moderna que sofre enorme colapso global. Considerando quantidade de pessoas que residem na área rural e que também devem ter acesso ao conhecimento, torna-se necessário levar a discussão da temática ambiental também para essas comunidades. Acredita-se que a EA pode contribuir para a formação emancipatória de todos os cidadãos, principalmente os do campo que muitas vezes se encontram excluídos dos processos de transformação social. Objetivos: O trabalho teve como objetivo oportunizar momentos de reflexão/sensibilização sobre a problemática ambiental atual quanto à gestão inadequada dos resíduos sólidos domésticos e agrícolas. Métodos: O trabalho foi realizado no assentamento rural Estrela da Ilha (Ilha Solteira/SP). As atividades ocorreram no âmbito do Curso denominado Meio Ambiente e Qualidade de Vida, parte do Projeto Projeto PROEX/UNESP "Resíduos sólidos em assentamento rurais", sendo realizado no segundo semestre de 2012 na sede do assentamento e teve duração de seis encontros semanais com duração média de duas horas cada um, com a abordagem de diferentes temas (Encontro 1 : Apresentação do Curso; Encontro 2 "Água, energia, saneamento básico, formas de produção e equilíbrio climático"; Encontro 3: "Uso correto e seguro dos agrotóxicos e defensivos agrícolas"; Encontro 4: "Saneamento Ambiental Rural"; Encontro 5: Filme "O Veneno está na Mesa"; Encontro 6: "Agroecologia"). Foram realizadas dinâmicas de grupo, apresentações de vídeos de palestras. Os encontros tiveram em média doze (participantes). A pesquisa foi qualitativa e como registro das atividades a metodologia empregada foi a de Notas de Campo que são relatos de observações realizadas durante o projeto que contribuem com a análise da avaliação qualitativa. Resultados: Com o passar dos encontros foi possível perceber e concluir que os assentados possuem apenas conhecimentos superficiais sobre as questões aqui discutidas, principalmente quando relacionado agricultura, meio ambiente e qualidade de vida. Além disso, fica explícito a falta de acesso a diversas necessidades básicas, como saúde, saneamento e transporte e assistência técnica. Caracterizando assim o descaso que os mesmos sofrem por parte dos órgãos gestores, ressaltando a necessidade de quebrar esse paradigma, mudando assim a situação da população rural brasileira, levando aos mesmos mais infraestrutura e informação para que isso subsidie melhores condições e qualidade de vida.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Meio ambiente, Assentamento rural

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09900