Ciclos de seminários em ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental

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Data

2001

Autores

Nardi, Roberto [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Preocupados em contribuir com a melhoria do ensino fundamental e médio na região, docentes da Faculdade de Ciências da UNESP, Câmpus de Bauru, há muito vinham desenvolvendo uma série de atividades isoladas junto aos diversos departamentos da Unidade. A oportunidade de integrar e institucionalizar essas atividades, surgiu com a elaboração, em meados de 1994, do projeto "Ações integradas para a melhoria do ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental na Região de Bauru" (Edital CAPES/PADCT/SPEC 02/93) o qual, tendo sido contemplado pela CAPES, proporcionou a aquisição das principais revistas nacionais e internacionais, livros, base de dados e a reprodução de dissertações e teses ligadas à área de Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. Num segundo momento, foram mantidos contatos com docentes de ensino fundamental e médio da área de Ciências e Matemática, Delegacias de Ensino da região e a Secretaria Municipal de Educação de Bauru, que sinalizaram ao grupo alguns objetivos que poderiam ser seguidos, visando a integração entre a Faculdade de Ciências e o ensino fundamental e médio. Tais objetivos foram assim definidos: incentivar a reflexão crítica sobre pressupostos, conteúdos e práticas do Ensino de Ciências e Matemática; apresentar e discutir resultados de pesquisas recentes em Ensino de Ciências e Educação Matemática; discutir, com base em trabalhos recentes, novos caminhos para a melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental; apresentar e discutir experiências pedagógicas inovadoras; divulgar avanços recentes nos diversos campos da Ciência; problematizar e discutir as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os dados acima foram importantes na definição de uma série de eventos, iniciados no primeiro semestre de 1995, com a organização do primeiro deles, denominado "Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental". Este primeiro Ciclo teve como tema central "Ciência Contemporânea e Ensino". A avaliação deste primeiro Ciclo trouxe importantes elementos para a Comissão Organizadora do evento, entre outros: a necessidade de dar continuidade ao tema; a extensão das discussões aos docentes que não conseguiram participar do ciclo em função da limitação no número de vagas (70) e a necessidade da Faculdade de Ciências avançar, oferecendo cursos regulares de pós-graduação na área. Como conseqüência, no segundo semestre de 1995, realizou-se o II Ciclo de Seminários, trazendo como tema "Ciência Contemporânea e Ensino - Novos Aspectos" e, paralelamente, iniciou-se o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática", com 70 vagas para docentes de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática. Desse último, resultaram quarenta trabalhos de iniciação científica na área de ensino de Ciências e Matemática produzidos pelos professores ingressantes, sob orientação de docentes da Universidade. De modo integrado, as iniciativas acima fortaleceram a disposição da Reitoria da UNESP, em instalar o Programa Pós-graduação em Ensino de Ciências (já previsto em seu Plano Trienal 1990-92), na Unidade de Bauru; em função das características da Faculdade de Ciências que, além dos departamentos de Física, Química, Biologia, Computação, Matemática e Educação Física, sediava os departamentos de Educação e Psicologia, ou seja, numa mesma Unidade estavam disponíveis recursos humanos suficientes para um curso com Área de Concentração em Ensino de Ciências. Como estavam consolidados, os Ciclos de Seminários continuaram acontecendo semestralmente: o III Ciclo e o IV Ciclos, com temáticas relacionadas à "Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática", o V Ciclo sobre o "Livro Didático de Ciências e Matemática", o VI sobre "História, Filosofia da Ciência e Ensino", o VII sobre "A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de docentes de Ciências e Matemática", prosseguindo com o VIII Ciclo, neste segundo semestre de 1999, com o tema: "Novas Metodologias em Educação Científica". A partir da segunda edição, a fim de estender os conteúdos e discussões dos seminários a outros docentes que não puderam participar do evento em função da limitação no número de vagas, os seminários foram documentados na forma de artigos e para sua divulgação criou-se a revista Ciência & Educação. Hoje, em seu quinto número, os mil exemplares da revista são sistematicamente socializados a docentes e pesquisadores de Ensino de Ciências de toda a região. A partir da quarta edição, os Ciclos de Seminários passaram a se constituir em Projeto Permanente, cadastrado junto à PROEX/UNESP. Com relação ao curso de Especialização, uma segunda turma, composta por 40 professores de Biologia, Ciências, Matemática, Física e Química, foi iniciada em 1997 e encontra-se em fase de conclusão dos trabalhos de monografia, um dos pré-requisitos para conclusão do curso. Concomitantemente, em 1997, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, em nível de Mestrado, com Área de Concentração em Ensino de Ciências. O programa, que oferece 20 vagas anuais, conta hoje com 60 alunos; os primeiros em fase de qualificação, com dissertações previstas para serem defendidas ainda neste ano de 1999. O Curso, recentemente recomendado à CAPES pela Comissão de Avaliação especialmente designada para acompanhamento das atividades do Programa, encontra-se em fase de credenciamento junto aquele órgão. Os Ciclos de Seminários, quer isoladamente, quer em conjunto com as atividades acima referidas, vêm representando um importante veículo de intercâmbio entre a UNESP e as escolas de ensino fundamental e médio. A avaliação permanente entre os docentes participantes tem considerado os Ciclos como promotores de uma reflexão contínua da prática docente, ou seja, contribuído efetivamente para a Educação Continuada dos professores. Esse dado é documentado pelo desenvolvimento dos professores que iniciaram os ciclos em sua primeira edição: a maioria continua participando dos mesmos, agora já chegando em sua nona edição; outros, ingressaram no Curso de Especialização e outros ainda, chegaram ao Curso de Mestrado em Educação para a Ciência. Evidentemente, neste percurso, o caráter dos Ciclos de Seminários sofreu certas transformações. Iniciados como uma atividade de aproximação entre docentes de ensino fundamental e médio com as atividades desenvolvidas na UNESP, particularmente na Faculdade de Ciências, os Ciclos de Seminários atingiram objetivos muito maiores. A experiência inicial evoluiu de tal forma que foi transformada em atividade permanente. Os seminários, inicialmente ministrados por docentes do ensino superior, passam a ser ministrados também por docentes de ensino fundamental e médio que, de ouvintes naquele I Ciclo de Seminários, podem hoje divulgar os resultados de suas pesquisas em nível de Especialização ou Mestrado, documentando-as nos volumes de Ciência & Educação.

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