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Educação ambiental em praças públicas: Praça Rubião Junior, Botucatu-SP

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

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Resumo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: A Educação Ambiental é a maneira pela qual, pode-se conscientizar a população para as questões relacionadas ao meio ambiente. Esse processo se faz através de mudança de concepções e hábitos da sociedade. Tal prática educativa proporciona a compreensão do ambiente e suas relações com os elementos naturais e sociais, os quais se encontram em constante interação. Objetivos: Esta pesquisa procurou avaliar, durante uma oficina, o trabalho de professores do ensino fundamental na elaboração e execução de uma Proposta de Educação Ambiental na Praça Rubião Júnior, Botucatu - SP. Tal oficina baseou-se em informações históricas da cidade, identificação das plantas presentes na praça, bem como na associação destas informações no âmbito da Educação Ambiental. Métodos: Foram realizadas várias reuniões com os professores, nas quais ocorreram a apresentação do material proposto, e também visitas à Praça Rubião Júnior, para que estes pudessem ser ouvidos apresentando suas sugestões. Resultado: Elaboração de uma proposta de E. A. para a Praça em estudo, com participação efetiva dos professores, onde foi possível resgatar a história da cidade em relação a alguns aspectos sociais e econômicos. Foi também demarcada uma trilha ecológica na referida Praça, utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. Tanto o trabalho com os professores durante a oficina, como a execução da proposta com os alunos, mostrou-se fundamental para o aprendizado e estímulo do senso crítico e sócio-ambiental dos envolvidos. Assim, a execução de programas de Educação Ambiental em espaços públicos pode, além de resgatar a história local, enriquecer o trabalho dos professores dando a estes, subsídios pedagógicos para a prática efetiva e consciente da Educação Ambiental.

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