A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Resumo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: Há cinco anos desenvolvemos Projetos Pró-Ciências de capacitação de Professores de Química do Ensino Médio da Região de São José do Rio Preto. Em 2001, abordou-se a Química em todos os aspectos teóricos e práticos, enfocando as transformações químicas e industriais que causam mudanças no meio ambiente, procurando despertar uma consciência crítica em relação à qualidade de ensino aliada à qualidade de vida e preservação do planeta. Procurou-se desenvolver a motivação, autoconfiança e autonomia de trabalho, propiciando condições que favoreceram o desenvolvimento contínuo do processo de ensino–aprendizagem. Considerando o levantamento realizado junto as escolas de Rio Preto, detectou-se a ausência de projetos de Educação Ambiental e a dificuldade em tratar este tema transversal nos conteúdos ministrados. Em vista das orientações contidas na LDB e na Política Nacional de Educação Ambiental, e sendo a Química propícia para a abordagem da problemática ambiental, o presente curso está em desenvolvimento. Objetivos: melhoria do domínio dos conteúdos curriculares utilizando-se de temas e ferramentas atuais. Capacitar os professores para a elaboração de projetos de EA em consonância com as reais condições do local de trabalho e da clientela, em concordância com as ferramentas empregadas. Associar exemplos significativos com os princípios teóricos de maneira lógica e agradável para o entendimento da Química como uma ciência articulada. Metodologia: apresentação de vídeos educacionais, seguida de discussões. Aulas de treinamento para a qualidade e o emprego de suas ferramentas – ISO 9.000, 14.000 e 17.025. Realização de experimentos em laboratório e aplicação de kits experimentais para desenvolvimento em sala de aula que auxiliem a compreensão dos aspectos da Química nas questões ambientais e avaliação dos resultados. Leitura e discussão, à luz dos conteúdos de Química, de artigos científicos, matéria publicada, impressa ou eletrônica, sobre a problemática ambiental. Resultados esperados: que o professor e alunos identifiquem problemas ambientais e proponham estratégias genéricas de controle; elaborem e coloquem em prática projeto de educação ambiental em suas escolas, inseridos no conceito dos 3R’s. Contribuir para a formação de cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade. Estimular a interação do tema transversal com outras disciplinas.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

Financiadores