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dc.contributor.advisorSantos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]
dc.contributor.authorLoures, Graziela de Melo Lacerda [UNESP]
dc.date.accessioned2017-03-14T14:45:44Z
dc.date.available2017-03-14T14:45:44Z
dc.date.issued2016-02-18
dc.identifier.citationLOURES, Graziela de Melo Lacerda. O impacto das redes sociais nas eleições nas eleições presidenciáveis de 2014: um olhar dos especialistas. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/149259
dc.description.abstractSocial movements are remarkable in Latin America since when the Europeans came and imposed their cultures and traditions to the natives, and now this social movements start to gain ground on a new platform: the social networks. The voter, who was a mere receiver of information, now find a place where he can express their opinions and become receiver and producer of content. The question is if this voter is expressing his opinion or just reproducing attitudes of other characters unconsciously. And politicians, how are they working with online social networks? Are they giving the real importance for the internet? But what is this importance? The present study aimed to understand the impact of online social networks in 2014 presidential elections; studying the slope of Hannah Arendt about social movements; what is happening between the real life and internet; and a chat with some professionals and members of non-governmental organizations (NGOs), who report the voter's role as citizens aware of their rights and duties, as well as the performance of the candidates in this scenario where the reticular communication is increasingly present and intense. At the end of this work, it was concluded that although the digital network can not define an election, this is expanding along the timeen
dc.description.abstractMovimentos sociais, que são notáveis na América Latina por parte dos nativos desde quando os europeus chegaram e impuseram suas culturas e tradições, começam a ganhar espaço numa nova plataforma: as redes sociais. O eleitor, que até um tempo atrás era mero receptor de informações, encontra um espaço em que pode manifestar suas opiniões, transformando-se em receptor e produtor de conteúdo. A questão é se de fato este eleitor está manifestando sua opinião ou reproduzindo atitudes de outros personagens, inconscientemente. E os políticos, como estão lidando com as redes sociais? Estão dando a ela a devida importância? Mas qual é a sua importância? O estudo em questão teve como objetivo compreender o impacto das redes sociais digitais nas eleições presidenciáveis de 2014, observando algumas discussões de Hannah Arendt sobre movimentos sociais; um panorama do que se passou tanto no mundo ao vivo quanto na internet; e uma conversa com alguns profissionais e membros de Organizações Não Governamentais (ONGs) que pudessem relatar o papel do eleitor como cidadão consciente de seus deveres e direitos, bem como a atuação dos candidatos neste cenário em que a comunicação reticular está cada vez mais presente e intensa. A partir do desenvolvimento deste trabalho, concluiu-se que embora a rede digital não possa ser considerada definidora, em termos eleitorais, ela tem tido um impacto cada vez mais expressivo nos últimos tempos no processo eleitoral, e a tendência é que isso se ampliept
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectRedes sociais on-linept
dc.subjectMarketingpt
dc.subjectCiência políticapt
dc.subjectEleiçõespt
dc.subjectOnline social networkspt
dc.titleO impacto das redes sociais nas eleições nas eleições presidenciáveis de 2014: um olhar dos especialistaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.aleph000875059
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-12-06/000875059.pdf
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt
unesp.advisor.lattes3759662136447410[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-4473-8122[1]
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