Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Orientador

Dornfeld, Carolina Buso

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - FEIS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The research highlights the importance of environmental education as environmental reference for Educational Practices Set articulated to context of Watersheds. The study was conducted among students of 6th year of elementary school to a private school located in Ilha Solteira/SP. The activities were organized in theoretical and practical classes focused on Ilha Solteira region and the Watershed of the São José dos Dourados river. The discussion of the research and analysis were structured from the methodological tool of the Focus Group, proposed by Gui (2003). For the interpretation of the data was used content analysis, according to the ideas developed in Bardin (2010). The use of these methodological resources were a great facilitator for obtaining the learning and participation of students. The Focus Group technique favored data collection, and the students found that interactions were important moments of reflection of own practice as learning for the group

Resumo (português)

A pesquisa ressalta a importância da educação ambiental como referência socioambiental para o conjunto de práticas educativas articulada ao contexto das bacias hidrográficas. O estudo foi realizado junto aos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada em Ilha Solteira/SP. As atividades foram organizadas em aulas práticas e teóricas com enfoque na região de Ilha Solteira e na Bacia Hidrográfica do rio São José dos Dourados. A discussão e análise da pesquisa se encontra estruturada a partir do instrumento metodológico do Grupo Focal, proposta por Gui (2003). Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de acordo com os princípios sistematizados em Bardin (2010). Os recursos metodológicos utilizados constituíram um grande facilitador para a obtenção do aprendizado e participação dos alunos. A técnica do grupo focal favoreceu a coleta de dados, os alunos consideraram que as interações foram importantes momentos de reflexão da própria prática como aprendizagem para o grupo

Descrição

Idioma

Português

Como citar

QUEIROZ, Thayline Vieira. Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.

Itens relacionados

Financiadores