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dc.contributor.advisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.authorCancellara, Carlos Henrique Palladino [UNESP]
dc.date.accessioned2017-04-26T20:23:38Z
dc.date.available2017-04-26T20:23:38Z
dc.date.issued2017-02-24
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150472
dc.description.abstractDiante de um cenário dominado pelo modo de produção capitalista, onde prevalecem desigualdades sociais e a luta de classes, a crença na Escola e no Conhecimento Científico como instrumentos que possibilitam formação humanizada consciente, é a crença em uma sociedade passível a transformações. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a exclusão fica mais evidente, o trabalho educativo baseado na Pedagogia Histórico-Crítica , pode ser de grande importância. O presente trabalho, realizado numa abordagem qualitativa, buscou analisar a visão de estudantes da EJA sobre a Disciplina de Biologia e compreender a relação que os alunos têm com os conhecimentos da área, a partir de pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, foram realizadas observações em turmas do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual, de uma cidade do interior de São Paulo, durante, aproximadamente três meses, seguidas pela utilização de questionários com 48 estudantes matriculados nessas turmas e a realização de grupos focais, com alguns estudantes. Pelas análises dos dados, verificou-se, na visão dos estudantes, o predomínio de uma concepção pragmática e utilitária do conhecimento em Biologia. Os alunos e alunas tendem julgar a disciplina e os conteúdos necessários quando estes resolvem diretamente aspectos cotidianos de suas vidas. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica indaga-se e questiona-se a pertinência desse tipo de concepção, buscando fomentar a discussão acerca da temática e possibilitar mudanças no ensino de Biologia, nessa modalidade de ensino, no sentido de contribuir para a formação humana e a superação da sociedade liberal.pt
dc.description.abstractFaced with a scenario dominated by the capitalist mode of production, where social inequalities and the class struggle prevail, the belief in the School and in Scientific Knowledge as instruments that enable a conscious humanized formation, is the belief in a society susceptible to transformations. In the Youth and Adult Education (EJA), where exclusion is more evident, the educational work based on Historical-Critical Pedagogy can be of great importance. The presente study, carried out in a qualitative approach, aimed to analyze the students of EJA insights into the discipline of Biology and to understand the relation that students have with the knowledge of the area, based on the assumptions of Historical-Critical Pedagogy. For this, observations were made in high school classes of Youth and Adult Education of a state school, in a city in the interior of São Paulo, during approximately three months, followed by the use of questionnaires with 48 students enrolled in these classes, and conducting focus groups with some students. From the analysis of the data, it was verified, in the view of the students, the predominance of a pragmatic and utilitarian conception of the knowledge in Biology. Students tend to judge the discipline and contente they need when they directly address everyday aspects of their lives. In the light of Historical-Critical Pedagogy, the pertinence of this type of conception is questioned, seeking to fomente the discussion about the theme and to enable changes in the teaching of Biology, in this modality of teaching, in the sense of contributing to the human formation na the overcoming of liberal society.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectEducação de jovens e adultospt
dc.subjectEnsino de Biologiapt
dc.subjectConhecimento científicopt
dc.subjectFormação humanapt
dc.subjectConcepçõespt
dc.titleO conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a pedagogia histórico-críticapt
dc.title.alternativeKnowledge in biology in youth and adult education: approaches to historical-critical pedagogyen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt
unesp.researchAreaFundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000884729
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes2431034310174335
unesp.advisor.lattes2431034310174335
unesp.advisor.orcid0000-0003-3258-0444
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