Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-03-13

Autores

Daibert, Clara Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O projeto insere-se nos debates sobre as políticas públicas educacionais que contemplam a formação docente, pós Constituição de 1988. Analisa-se o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, política educacional de âmbito federal que busca agregar valor e qualidade à formação docente por meio da inserção de alunos de cursos de licenciatura na realidade da escola pública. No presente trabalho tem-se como amostra a atuação do Subprojeto PIBID do curso de História da UNESP no Campus de Franca. A pesquisa tem como objetivo mapear as contribuições das ações desenvolvidas pelo PIBID na formação docente dos alunos de graduação em História do campus da Unesp de Franca. Para tanto analisa-se o contexto da criação do PIBID, sua atuação na UNESP e, sobretudo, sua atuação no Subprojeto de História da Unesp de Franca, contextualizada sob análise do Projeto Político Pedagógico pertinente ao curso de História da Instituição. Assim propõe-se discutir a formação docente, e seus desafios e a importância da permanência do PIBID como política pública voltada aos cursos de licenciatura.
The project is inserted in the debates about the educational public policies that contemplate the teachers’ formation, after the 1988 Constitution. We analyze PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, a federal educational policy that seeks to add value and quality to the teachers’ formation by inserting students of licentiate courses in public schools’ reality. In this paper we sample the sub-project PIBID’s acting in UNESP’s History course in Franca Campus. The research has a goal to map the contributions of the actions developed by PIBID in teacher’s formation of the graduate students in Franca’s UNESP. In order to do so, we analyze the context of PIBID’s creation, its actions in UNESP and, above all, its actions on history’s subproject of Franca’s UNESP, contextualized under the analysis of the Political Pedagogical Project of the institution’s History course. Like so, we propose to discuss the teachers’ formation and its challenges and the importance of PIBID’s permanence as a public policy focused on the licentiate courses.

Descrição

Palavras-chave

Educação, História, Licenciatura, PIBID, Políticas públicas

Como citar