Show simple item record

dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria José Pereira Monteiro de [UNESP]
dc.contributor.authorJesus, Andréa Cristina Souza de [UNESP]
dc.date.accessioned2017-07-26T18:41:34Z
dc.date.available2017-07-26T18:41:34Z
dc.date.issued2017-03-06
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151206
dc.description.abstractDiante da necessidade de aprofundar o debate que visa compreender as relações entre a produção acadêmica em ensino de ciências e o trabalho do professor, o objetivo desta pesquisa é investigar como vem ocorrendo a interferência de disciplinas integradoras de um curso de licenciatura em física na produção de sentidos por licenciandos em situação de estágio sobre temas que são investigados pelas pesquisas em ensino de física. Consideramos “disciplinas integradoras” aquelas que têm como foco o estudo de conhecimentos relacionados ao ensino de conceitos de uma área específica, neste caso, o ensino de física. Acompanhamos, por meio de observações, oito licenciandos do último ano do curso ao longo da disciplina Estágio Supervisionado, na qual foi proposta a elaboração de minicursos que contemplassem contribuições da pesquisa em Ensino de Física para serem desenvolvidos na etapa seguinte do estágio: a regência. Também fizemos um levantamento dos planos de ensino das disciplinas integradoras a fim de obter informações sobre os temas e referências que possivelmente foram estudados pelos licenciandos. As informações obtidas foram analisadas com base nos aportes da Análise de Discurso, na corrente francesa, apresentada por Eni Orlandi. O estudo mostrou que os licenciandos produziram sentidos diversos em torno de uma variedade de temas investigados pelas pesquisas em ensino; tal situação nos permite afirmar que o discurso produzido pela pesquisa em ensino tem circulado no contexto de formação inicial dos sujeitos observados. Também notou-se expectativas positivas dos licenciandos em relação a possíveis contribuições das pesquisas para a prática docente. Esses resultados não podem ser desvinculados da forma com que este curso de licenciatura foi organizado: com disciplinas integradoras oferecidas desde o primeiro semestre do curso, que abordam diversos temas e referências da pesquisa em ensino; e o estágio como um momento de articular os temas estudados com a prática de ensino.pt
dc.description.abstractFaced with the need to understand the relations between academic production in science teaching and the teacher's practice, the objective of this research is investigate how has been occurring the interference of integrative disciplines of an initial physics teachers education program in the production of meanings by undergraduate students in the supervised training internship about topics that are investigated by research in physics education. We call “integrative disciplines” those that focus on the study of knowledge related to the education of specific concepts, in this case, the physics education. We followed, through observations, eight undergraduate students of the last year of the program along the supervised training internship in which it was proposed the elaboration of mini-courses that contemplated contributions of the research in physics education to be developed in the following stage of the teaching training, the regency of classes at high school students. We also did a survey of the teaching plans of the integrative disciplines in order to obtain information about the subjects and references that possibly were studied by the undergraduate students. The information obtained was analyzed based on the contributions of Discourse Analysis, in the French line presented by Eni Orlandi. The study showed that the undergraduate students produced several meanings about themes investigated by research in physics education and they have positive expectations about possible contributions of these researches to the teaching practice. These results can not be dissociated from the way in which this teachers education program was organized: with integrative disciplines offered since the beginning of the course, they study topics and diverse references of teaching education; and the supervised training internship as a moment to articulate the studied subjects with the teaching practice.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectPesquisa em ensino de físicapt
dc.subjectEstágio supervisionadopt
dc.subjectAnálise de discursopt
dc.subjectInitial teachers educationen
dc.subjectResearch in physics educationen
dc.subjectSupervised training internshipen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.titleSentidos produzidos por licenciandos em física no contexto do estágio sobre temas da pesquisa em ensinopt
dc.title.alternativeSenses produced by future physics teachers on supervised training internship about research outcomesen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC
unesp.knowledgeAreaEnsino de Ciências
unesp.researchAreaNão consta
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru
unesp.embargoOnline
dc.identifier.aleph000889510
dc.identifier.capes33004056079P0
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record